URGENTE: Polícia de SP “cancela o CPF” de líder do PCC envolvido no assassinato de ex-delegado geral
23/09/2025 às 19:12 Ler na área do assinanteCleberson Paulo dos Santos, conhecido como "Nego Mimo" e apontado como liderança disciplinar do Primeiro Comando da Capital (PCC) na zona Leste de São Paulo, morreu durante confronto com policiais militares na tarde desta terça-feira (23). O incidente ocorreu na Vila Curuçá durante operação realizada pelo 3º Batalhão de Polícia de Choque.
O celular do homem foi apreendido e encaminhado à Polícia Civil para investigação de possíveis conexões com o assassinato do ex-delegado-geral Ruy Ferraz Fontes, ocorrido na semana passada. Em 2019, Santos já havia sido identificado como integrante de um grupo que planejava ataques contra autoridades públicas, incluindo Fontes.
Na época, a Polícia Civil mapeou uma célula específica dentro da organização criminosa, denominada "Bonde dos 14", responsável por orquestrar atentados contra autoridades do estado de São Paulo. Documentos apreendidos comprovaram o envolvimento de Santos nessas atividades.
Santos estava foragido desde 2022, quando não retornou de uma saída temporária do Centro de Detenção Provisória de Valparaíso. Ele cumpria pena por homicídio e deixou de cumprir mais de dez anos de reclusão que ainda restavam de sua sentença.
A ficha criminal do integrante do PCC, que também utilizava os apelidos "Nego Limo" e "Mimo", incluía registros por roubo, associação criminosa, tráfico de drogas, corrupção de menor, uso de documento falso e falsificação de documento público.
A Polícia Civil agora analisa o aparelho celular apreendido em busca de evidências que possam esclarecer se Santos teve alguma participação no assassinato do ex-delegado-geral, ocorrido exatamente uma semana antes do confronto que resultou em sua morte.
Um novo livro acaba de ser lançado “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação” mostra os segredos por trás da prisão de Bolsonaro, conteúdos inéditos sobre 2022 e traz à tona a esperança para um futuro melhor. O "sistema" treme! Para ter esse documento histórico na palma da sua mão, clique no link abaixo:
Veja a capa:
da Redação