
Cineasta de filme sobre tragédia da Chapecoense morre em acidente aéreo
24/09/2025 às 08:17 Ler na área do assinante
Destroços do avião da Chapecoense
Um avião caiu na noite desta terça-feira (23) na zona rural de Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul.
O cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, autor do documentário sobre a tragédia da Chapecoense indicado ao Emmy Internacional, está entre as vítimas fatais dessa tragédia.

Cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz
O acidente vitimou outras três pessoas: o piloto Marcelo Pereira de Barros, o arquiteto Kongjian Yu e Rubens Crispim Jr.
A aeronave incendiou após a queda, o que complicou os trabalhos das equipes de resgate no local.
Bombeiros foram mobilizados para atender a ocorrência, junto com agentes do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado, segundo informações do portal Midia Max. As autoridades investigam as causas do acidente.
Cunha Ferraz produziu o documentário "Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia (4×48′)" para WBD/HBO em parceria com a Pacha Films. A obra, que aborda o acidente aéreo de novembro de 2016 que vitimou jogadores, comissão técnica e jornalistas da Chapecoense, recebeu indicação ao Emmy Internacional, premiação de grande prestígio no setor televisivo.
O cineasta também participou da produção "To Win or To Win" para o grupo árabe MBC/Shahid, documentário sobre o Al Nassr FC, clube que conta com Cristiano Ronaldo em seu elenco.
Entre outros trabalhos de Cunha Ferraz estão "Paisagem Concreta", documentário sobre o arquiteto Álvaro Siza, e "Algo no Espaço", obra sobre artistas e escultores contemporâneos brasileiros.
As equipes de resgate foram acionadas logo após o incidente em Aquidauana, mas não encontraram sobreviventes no local do acidente.
Um novo livro acaba de ser lançado “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação” mostra os segredos por trás da prisão de Bolsonaro, conteúdos inéditos sobre 2022 e traz à tona a esperança para um futuro melhor. O "sistema" treme! Para ter esse documento histórico na palma da sua mão, clique no link abaixo:
Veja a capa:
