Avião cai no Pantanal e mata arquiteto de renome mundial

Ler na área do assinante

Um acidente aéreo ocorrido na noite de terça-feira (23) na zona rural de Aquidauana, no Pantanal sul-mato-grossense, resultou na morte de quatro pessoas. Entre as vítimas estão o arquiteto paisagista chinês Kongjian Yu, considerado um dos maiores nomes da arquitetura contemporânea, os cineastas brasileiros Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Junior, além do piloto Marcelo Pereira de Barros.

A aeronave de pequeno porte caiu na região da Fazenda Barra Mansa, área turística que costuma receber visitantes do Brasil e do exterior. As circunstâncias que levaram à queda ainda serão apuradas pelas autoridades competentes.

Kongjian Yu, professor da Universidade de Pequim e diretor do escritório Turenscape — um dos maiores do setor no mundo — estava no Brasil desde o início de setembro para participar de eventos e gravações. No último dia 18, marcou presença na abertura da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, realizada na Oca, no Parque Ibirapuera. Poucos dias depois, seguiu viagem para registrar parte de seu trabalho ao lado de uma equipe de cineastas. Ele retornava de Campo Grande (MS) quando ocorreu a tragédia.

O arquiteto ganhou reconhecimento mundial pelo conceito das chamadas “cidades-esponja”, modelo urbanístico voltado a reduzir enchentes e aproveitar recursos hídricos em áreas metropolitanas. Com projetos em mais de 70 cidades, também atuava como consultor do governo chinês. 

Sua formação incluía graduação na Universidade Florestal de Beijing e doutorado em Harvard, o que consolidou sua trajetória como uma das principais referências da arquitetura paisagística contemporânea.

Um novo livro acaba de ser lançado “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação” mostra os segredos por trás da prisão de Bolsonaro, conteúdos inéditos sobre 2022 e traz à tona a esperança para um futuro melhor. O "sistema" treme! Para ter esse documento histórico na palma da sua mão, clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/a-maquina-contra-o-homem-como-o-sistema-tentou-destr...

Veja a capa: 

da Redação