
Surge a provável e inacreditável causa de acidente aéreo que matou cineastas e renomado arquiteto chinês
25/09/2025 às 06:51 Ler na área do assinante
Um avião Cessna 175 caiu na Fazenda Barra Mansa, em Aquidauana, no Pantanal sul-mato-grossense, matando seus quatro ocupantes. O acidente aconteceu na noite de terça-feira (23) quando o piloto tentou realizar uma manobra de arremetida ao avistar uma manada de queixadas, espécie de porcos do mato, na pista de pouso.
Entre as vítimas estavam o arquiteto chinês Kongjian Yu, especialista em urbanismo ecológico, os cineastas brasileiros Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr., além do piloto Marcelo Pereira de Barros, que também era proprietário da aeronave.
Funcionários da fazenda que aguardavam o desembarque previsto para as 18h30 presenciaram o momento em que o piloto tentou elevar o avião para evitar os animais. Durante a manobra, a aeronave perdeu altitude e caiu a cerca de 100 metros da cabeceira da pista, explodindo ao atingir o solo.
O grupo estava no Pantanal desde sábado (20) e utilizava o Cessna 175, prefixo PT-BAN, fabricado em 1958. Apesar dos esforços dos funcionários da fazenda, que usaram um trator e um caminhão-pipa para conter as chamas, todos os ocupantes faleceram carbonizados no local.
Equipes do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) foram enviadas ao local do acidente, área de difícil acesso. Consultas à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostraram que a aeronave tinha registro de operação negado para serviço de táxi aéreo.
A presença de queixadas é comum na região pantaneira. Em janeiro deste ano, dezenas desses animais invadiram áreas urbanas de Aquidauana, exigindo intervenção da Polícia Militar Ambiental e da prefeitura para captura e remoção.
A administração da Fazenda Barra Mansa emitiu nota após o acidente.
"Neste momento de dor, a Fazenda se solidariza com as famílias e amigos das vítimas, expressando seu mais sincero pesar pela irreparável perda.
Reforçamos ainda que estamos colaborando integralmente com as autoridades, contribuindo com todas as informações necessárias para a apuração dos fatos", pontuou a nota.
Os corpos das vítimas foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Aquidauana (MS). As circunstâncias exatas da queda da aeronave ainda estão sendo investigadas pelas autoridades.
Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!