Eduardo diz que disputará a Presidência em 2026 se seu pai continuar inelegível
26/09/2025 às 08:22 Ler na área do assinanteO deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) declarou nesta terça-feira (23/9) que pretende concorrer à Presidência da República em 2026 caso seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), esteja impedido de participar do pleito. Jair Bolsonaro foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão e considerado inelegível até 2062.
“Eu sou, na impossibilidade de Jair Bolsonaro, candidato a presidente da República; por isso que o sistema corre e se apressa para tentar me condenar em algum colegiado, que seja na Primeira Turma do STF, para tentar me deixar inelegível”, afirmou o parlamentar.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia contra Eduardo Bolsonaro e o influenciador Paulo Figueiredo, acusando-os de coação no curso de processo. Segundo o procurador-geral Paulo Gonet, ambos teriam atuado para submeter os interesses nacionais a objetivos pessoais e familiares, solicitando inclusive sanções dos Estados Unidos contra autoridades brasileiras.
Caso a denúncia seja aceita pelo STF, Eduardo e Figueiredo responderão pelo crime de coação previsto no artigo 344 do Código Penal. A tipificação abrange o uso de violência ou grave ameaça com a finalidade de beneficiar interesses próprios ou de terceiros em processos judiciais ou administrativos. A pena pode variar de 1 a 4 anos de prisão, além de multa.
Eduardo Bolsonaro avaliou que uma eventual condenação que o torne inelegível poderia gerar reação internacional. Ele sugeriu que os Estados Unidos poderiam não reconhecer a legitimidade das eleições brasileiras em 2026 se sua exclusão da disputa for confirmada.
“Vamos combinar que seria um tanto quanto humilhante para o presidente Trump permitir que um brasileiro, por ter ido à Casa Branca, onde não se sabe sequer com quem ele encontrou ou o conteúdo das suas conversas, seja tido inelegível numa eleição do Brasil”, declarou.
A "conta final" está chegando para Moraes... Quer saber do que realmente é capaz o ministro? No polêmico livro "Supremo Silêncio", toda a perseguição contra parlamentares, jornalistas e outros absurdos que começaram no famigerado Inquérito das Fakes News foram expostos! Nessa obra estão todos os relatos de censura, prisões e estranhas ações do judiciário que o "sistema" quer esconder à todo custo. Mas, como ter esse livro na mão? Clique no link abaixo:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/supremo-silencio-o-que-voce-nao-pode-saber
Veja a capa:
da Redação