
Generais "surtam" após descobrirem possível sanção dos EUA contra comandante do Exército
26/09/2025 às 13:50 Ler na área do assinante
Foto: Agência Brasil
A possibilidade de os Estados Unidos revogarem o visto do comandante do Exército, general Tomás Ribeiro Paiva, gerou um grande "surto"em oficiais brasileiros em postos estratégicos no exterior. O adido militar em Washington, general Maurício Vieira Gama, e o representante junto ao US Southern Command, general Flávio Moreira Matias, buscaram diálogo com colegas norte-americanos para entender o cenário e defender a continuidade da cooperação militar entre os dois países.
Segundo revelado pelo Estadão, os generais ressaltaram que eventuais atritos políticos entre governos não deveriam comprometer o relacionamento histórico mantido entre as Forças Armadas do Brasil e dos Estados Unidos.
A revogação do visto de Tomás passou a ser cogitada por Washington dentro de um pacote de sanções que também pode atingir membros da Polícia Federal e do Ministério Público Federal. A justificativa apresentada seria a de que o comandante teria sido indicado ao cargo com influência do ministro Alexandre de Moraes, o que, na avaliação norte-americana, teria dado respaldo militar a decisões do Supremo Tribunal Federal.
O Departamento de Estado mapeou encontros entre Moraes e o general Tomás, e esses registros passaram a embasar as discussões em curso. Até o momento, não há decisão final, mas a hipótese de sanção ganhou força no governo norte-americano.
Um novo livro acaba de ser lançado “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação” mostra os segredos por trás da prisão de Bolsonaro, conteúdos inéditos sobre 2022 e traz à tona a esperança para um futuro melhor. O "sistema" treme! Para ter esse documento histórico na palma da sua mão. Clique no link abaixo e será direcionado ao Whatsapp do Conteúdo Conservador:
Veja a capa:
