

Com a entrega da carta de demissão do ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil-PA), nesta sexta-feira (26/9), o petista Lula volta-se agora para discutir a situação de outros dois integrantes da Esplanada: André Fufuca (Esporte) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral).
A decisão de Sabino segue a orientação do União Brasil, que determinou a saída de seus filiados da administração federal. De forma semelhante, o Progressistas (PP) também sinalizou a necessidade de desembarque, o que torna iminente a saída de André Fufuca. Apesar disso, a pasta do Esporte não possui o mesmo peso político que o Ministério do Turismo, diretamente ligado à organização da COP30, marcada para Belém (PA).
Atualmente, União Brasil e PP controlam quatro ministérios. No entanto, apenas Sabino e Fufuca devem deixar os cargos. Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Frederico Siqueira (Comunicações), ambos ligados ao senador Davi Alcolumbre (União-AP), devem permanecer no governo por serem indicações pessoais do parlamentar.
No caso do Ministério do Esporte, nomes ligados ao PT já são cogitados para assumir o comando, como Ricardo Gomyde, ex-secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor no governo Dilma Rousseff, que mantém proximidade com setores do partido.
Paralelamente, circula novamente nos bastidores a possibilidade de Márcio Macêdo ser substituído por Guilherme Boulos (PSOL-SP). Caso a mudança se confirme, Boulos passaria a liderar a Secretaria-Geral, órgão com status de ministério responsável por articular a agenda presidencial com a sociedade civil, movimentos sociais e partidos aliados. Macêdo, entretanto, nega ter tratado do assunto diretamente com Lula.
Sobre a sucessão no Ministério do Turismo, o Planalto já avalia alternativas. Entre os cotados, o favorito é Marcelo Freixo, atual presidente da Embratur e filiado ao PT. Também foram levantados supostos nomes de perfil técnico, como Cristiane Leal Sampaio, secretária nacional de Políticas de Turismo. Já Celso Sabino tenta emplacar sua número dois, a secretária-executiva Ana Carla Machado Lopes.
Mesmo com a carta de demissão já entregue, Sabino seguirá no cargo até a próxima semana. Ele deve acompanhar Lula no dia 2 de outubro em viagem a Belém, onde ambos participarão da entrega de obras relacionadas à COP30.
O desespero é geral! Lula expôs sua verdadeira face, que sempre tentou esconder. Detalhes e revelações do passado do petista foram expostos no polêmico livro "O Homem Mais Desonesto do Brasil - A verdadeira face de Luiz Inácio Lula da Silva". Aproveite enquanto é tempo. Clique no link abaixo e será direcionado ao Whatsapp do Conteúdo Conservador:
Veja a capa:
