Possibilidade de Comandante do Exército sofrer desmoralização a nível mundial agita o meio militar

Ler na área do assinante

Siga o Jornal da Cidade Online no Google

Acompanhe as principais notícias do momento direto nos resultados de busca.

Adicionar

Representantes militares do Brasil nos Estados Unidos iniciaram desesperadas consultas com autoridades norte-americanas sobre a possível revogação do visto do comandante do Exército brasileiro, general Tomás Ribeiro Paiva. A movimentação diplomática ocorreu nesta sexta-feira (26).

O general Maurício Vieira Gama, adido militar brasileiro em Washington, e o general Flávio Moreira Matias, representante do Brasil no Comando Sul dos EUA, estabeleceram contato com militares norte-americanos para obter informações sobre a situação. Durante as conversas, os oficiais brasileiros argumentaram que divergências pontuais entre os governos não deveriam afetar a cooperação entre as forças armadas dos dois países.

O governo dos Estados Unidos analisa a revogação do visto como possível medida sancionatória. A justificativa estaria baseada na alegação de que o general Tomás teria sido nomeado para o cargo por influência do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e que garantiria apoio da alta cúpula militar às decisões do magistrado.

Documentos do Departamento de Estado americano teriam identificado encontros entre o ministro Moraes e o general Tomás Ribeiro Paiva. Essas reuniões mapeadas pelas autoridades americanas constam nos documentos que fundamentam a avaliação em curso.

A potencial restrição ao comandante do Exército brasileiro integra um conjunto mais amplo de medidas que Washington estaria preparando. O pacote de sanções em estudo também incluiria membros da Polícia Federal e do Ministério Público Federal do Brasil.

A iniciativa dos generais Gama e Matias para buscar esclarecimentos junto às autoridades norte-americanas indica a preocupação da cúpula militar brasileira com as possíveis implicações diplomáticas e institucionais que poderiam resultar da efetivação dessas medidas pelos Estados Unidos.

O desespero é geral! Lula expôs sua verdadeira face, que sempre tentou esconder. Detalhes e revelações do passado do petista foram expostos no polêmico livro "O Homem Mais Desonesto do Brasil - A verdadeira face de Luiz Inácio Lula da Silva".  Aproveite enquanto é tempo. Clique no link abaixo e será direcionado ao Whatsapp do Conteúdo Conservador:

https://wa.me/5554981026655?text=Olá, vim através do Jornal da Cidade Online. Gostaria de mais informações sobre o livro

Veja a capa:

da Redação Ler comentários e comentar