
Revelada qual a principal meta de Lula na reunião com Trump
01/10/2025 às 14:12 Ler na área do assinante
O petista Lula avalia levar à mesa de negociações com Donald Trump um apelo para que o republicano reveja as sanções aplicadas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, além de outras autoridades brasileiras.
De acordo com informações, tanto o Itamaraty quanto o Palácio do Planalto consideram que limitar as conversas apenas às tarifas comerciais seria insuficiente. A orientação é incluir também a discussão sobre a aplicação da Lei Magnitsky e a suspensão de vistos que afetaram integrantes do Executivo e do Judiciário nacional.
O diálogo direto entre Lula e Trump ainda está em fase preliminar. A expectativa é que os dois líderes tenham um primeiro contato por telefone ou videoconferência nesta semana, enquanto uma reunião presencial ficaria para uma etapa posterior.
O Planalto tenta evitar que Lula seja submetido a constrangimentos semelhantes aos enfrentados por outros líderes, como Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, Cyril Ramaphosa, da África do Sul, e Recep Tayyip Erdogan, da Turquia. Por isso, assessores sugerem que o encontro não ocorra na Casa Branca, mas em um ambiente considerado mais reservado, como Mar-a-Lago, residência de Trump em Palm Beach, na Flórida.
Apesar das tratativas, a chance de sucesso na reversão das sanções é vista como mínima. Aliados de Trump enxergam no Brasil um cenário de “caça às bruxas” contra a direita, especialmente em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Além disso, integrantes da equipe republicana sustentam que determinadas decisões do STF têm restringido a liberdade de expressão de cidadãos e até de empresas de tecnologia norte-americanas.
O desespero é geral! Lula expôs sua verdadeira face, que sempre tentou esconder. Detalhes e revelações do passado do petista foram expostos no polêmico livro "O Homem Mais Desonesto do Brasil - A verdadeira face de Luiz Inácio Lula da Silva". Aproveite enquanto é tempo. Clique no link abaixo e será direcionado ao Whatsapp do Conteúdo Conservador:
Veja a capa:
