Funcionário da Globo se passa por repórter, tenta extorquir deputado e é preso em flagrante (veja o vídeo)
30/09/2025 às 19:26 Ler na área do assinanteUm homem identificado como Júlio Cesar de Oliveira Silva Rodrigues foi detido em flagrante nesta terça-feira (29/9), acusado de tentar extorquir o deputado estadual Alexandre Knoploch (PL-RJ). O suspeito se passou por jornalista da Rede Globo e exigiu R$ 10 mil para não divulgar uma suposta reportagem negativa contra o parlamentar.
De acordo com o boletim de ocorrência registrado no 5º Distrito Policial do Rio de Janeiro, Rodrigues entrou em contato inicialmente com o irmão de Knoploch. Ele alegou ser integrante da Central Globo de Jornalismo e afirmou que havia uma matéria de 12 minutos pronta para ser exibida no programa Fantástico. A transmissão poderia ser evitada, segundo o farsante, mediante o pagamento.
Knoploch já desconfiava do esquema, já que o mesmo homem havia tentado chantagear outro deputado da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Giovani Ratinho (SD). O parlamentar, então, marcou uma reunião com Rodrigues em seu gabinete. Durante o encontro, registrado por câmeras internas, o suspeito confirmou que o problema poderia ser “resolvido com um agrado”, valor que, segundo ele, seria de R$ 10 mil. Nesse momento, o deputado deu voz de prisão.
Em nota oficial, a Rede Globo esclareceu que o homem não tinha vínculo com o jornalismo da emissora. A empresa informou que Rodrigues era assistente de maquinaria em outra área e estava afastado por licença médica desde 2023. Diante do episódio, a emissora comunicou que decidiu desligá-lo definitivamente de seu quadro de funcionários.
A Polícia Civil investiga se Rodrigues tentou aplicar o mesmo golpe contra outros parlamentares e se havia cúmplices envolvidos no esquema de extorsão.
A Globo vive dias de terror... Um "dossiê" foi lançado e expõe o que a alta cúpula da emissora sempre tentou esconder. O livro "Dossiê Globo: Os Segredos da Emissora" expõe como, ao longo das décadas, a emissora negligenciou sistematicamente os crimes que ocorriam em seus bastidores e revela escândalos, casos de assédio, acordos e escusas relações políticas. Caso queira conhecer esse livro, Clique no link abaixo e será direcionado ao Whatsapp do Conteúdo Conservador:
Certamente, esse lançamento vai tirar o sono de muita gente...
da Redação