
Moraes dá 48 horas para Instagram, TikTok, X e YouTube
04/10/2025 às 18:20 Ler na área do assinante
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na quinta-feira (2) que as plataformas Instagram, TikTok, X e YouTube forneçam a identidade dos perfis responsáveis por mensagens contendo ameaças ao ministro Flávio Dino.
A apuração da Polícia Federal (PF) seguirá vinculada ao inquérito das chamadas milícias digitais, que está sob relatoria de Moraes, mas será conduzida em um procedimento separado dentro do mesmo processo.
Na decisão, Moraes destacou que “do exame dos fatos narrados, verifico que, efetivamente, estão abrangidos pelo objeto desta investigação”, apontando que as postagens investigadas se enquadram no escopo do inquérito em andamento.
O pedido de investigação partiu do próprio Flávio Dino. Em ofício enviado à PF, o ministro afirmou ter recebido “graves ameaças contra a sua vida e integridade física” após o seu voto no dia 9, quando se posicionou pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no processo sobre a alegada tentativa de golpe.
Segundo Dino, as publicações apresentaram indícios de “ação concertada com caráter de incitação”, uma vez que faziam referência a protestos violentos ocorridos no Nepal, nos quais políticos e autoridades foram atacados.
Entre os crimes que estão sendo apurados pela Polícia Federal estão ameaça, coação no curso do processo, incitação ao crime, crimes contra o Estado e contra a ordem pública, além de delitos contra a honra.
ATENÇÃO! Temos uma dica importante para você, leitor do JCO. Quer saber a verdade por trás da prisão de Bolsonaro, conteúdos inéditos sobre 2022, encontrar o único motivo para seguir acreditando em um futuro melhor e apoiar a nossa batalha? Conheça o livro “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação”. Clique no link abaixo:
Contamos com você nessa batalha!