O inesperado pedido da defesa de Bolsonaro a Alexandre de Moraes

Ler na área do assinante

Os advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentaram um pedido ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que seja permitido o contato telefônico entre cliente e defesa. Bolsonaro está em prisão domiciliar desde 4 de agosto e encontra-se proibido de utilizar telefone.

A defesa sustenta que a restrição compromete o pleno exercício da ampla defesa, já que alguns dos advogados residem em São Paulo e, segundo eles, a necessidade de encontros presenciais constantes encarece e torna mais lento o processo.

Atualmente, Bolsonaro pode se reunir pessoalmente com seus advogados sem necessidade de autorização prévia. No entanto, qualquer outro visitante que deseje encontrá-lo precisa de aval do relator do processo no STF.

Entre as medidas cautelares que acompanham a prisão domiciliar estão:

  • proibição de visitas, exceto de advogados regularmente constituídos, familiares e pessoas previamente autorizadas pela Corte;
  • proibição expressa de uso de celular, inclusive por intermédio de terceiros;
  • vedação ao registro de imagens ou gravações durante as visitas;
  • manutenção da proibição de contato com embaixadores e autoridades estrangeiras, além do bloqueio do uso de redes sociais, direta ou indiretamente.

Além de solicitar a comunicação telefônica restrita aos advogados, a defesa também pediu a revogação da prisão domiciliar. O argumento é que, embora a Procuradoria-Geral da República (PGR) tenha denunciado o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por coação, Jair Bolsonaro não foi incluído no documento, o que, segundo os advogados, enfraquece a legalidade da medida.

ATENÇÃO! Temos uma dica importante para você, leitor do JCO. Quer saber a verdade por trás da prisão de Bolsonaro, conteúdos inéditos sobre 2022, encontrar o único motivo para seguir acreditando em um futuro melhor e apoiar a nossa batalha? Conheça o livro “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação”. Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/a-maquina-contra-o-homem-como-o-sistema-tentou-destr...

Contamos com você nessa batalha!

da Redação