
Corte reage a sanções dos EUA contra o ministro "missão dada é missão cumprida"
03/10/2025 às 18:25 Ler na área do assinante
Após os Estados Unidos revogarem o visto do ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a Corte divulgou uma nota oficial criticando a medida. Segundo o tribunal, “tentativas de interferência política” sobre a atuação de magistrados brasileiros são “injustificáveis”.
Benedito Gonçalves foi incluído na lista de autoridades sancionadas pelo governo americano por sua atuação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2023, ele relatou duas ações que levaram à inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na manifestação, o STJ destacou que qualquer ingerência sobre juízes, seja nacional ou internacional, “contraria os pilares do Estado de Direito”, por fragilizar a independência e a imparcialidade necessárias ao Poder Judiciário. A nota ressaltou ainda que pressões ou ameaças a magistrados e seus familiares “deslegitimam a essência de um sistema de justiça que deve valer igualmente para todos, sem privilégios ou perseguições”.
O tribunal também lembrou que, no Brasil, decisões de alcance nacional são tomadas ou confirmadas de forma colegiada e que o processo judicial oferece um “amplo leque de recursos”, o que garante o equilíbrio e a seriedade da Justiça.
Os ministros do STJ concluíram a nota reiterando apoio ao colega:
“Os ministros do Superior Tribunal de Justiça reiteram a confiança no ministro Benedito Gonçalves”.
Benedito ficou conhecido ao afirmar "missão dada é missão cumprida" ao pé do ouvido de Alexandre de Moraes durante a diplomação de Lula em 2022.
Esse acontecimento foi documentados no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime", que está na iminência de se tornar um best seller no Brasil.
O livro, que na verdade é um "documento", já se transformou em um arquivo histórico, devido ao seu corajoso conteúdo. São descritas todas as manobras do "sistema" para trazer o ex-presidiário Lula de volta ao poder, os acontecimentos que desencadearam na perseguição contra Bolsonaro e todas as 'tramoias' da esquerda. Eleição, prisões, mídia, censura, perseguição, manipulação e muito mais... Está tudo documentado.
Obviamente, esse livro está na "mira" da censura e não se sabe até quando estará a disposição do povo brasileiro...
Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime