
A cara de pau do ministro da CGU de Lula que liderou os ataques petistas à Transparência Internacional
03/10/2025 às 13:50 Ler na área do assinante
Vinicius Carvalho, Vinicius Carvalho… onde mesmo já ouvi esse nome? Ah, sim! Vinicius Carvalho, ministro da CGU, foi um dos que liderou, no governo brasileiro, a campanha de ataques à Transparência Internacional (TI) por ter ousado dizer que o Brasil havia perdido pontos no seu ranking anual de percepção de corrupção.
Isso foi em fevereiro. Eis que o mundo não gira, ele capota, e temos o mesmo Vinicius tentando blindar a alta cúpula do governo em (mais um) grande escândalo de corrupção em um governo do PT.
Como lembra a reportagem, o chefe da CGU havia dito, em maio, que “todo mundo sabia do problema no governo”, ao rebater a tentativa de Rui Costa de jogar o problema no colo da CGU. Agora, na CPI, vem com a inverossímil versão de que “ninguém sabia”, para resguardar o sigilo da operação da PF. Vou até ali gargalhar e já volto.
Ano que vem, a TI divulgará o seu ranking atualizado. É bem possível que o chefe da CGU venha a público para afirmar, novamente, que a TI está errada, que o governo do PT é campeão do combate à corrupção. A cara de pau desse pessoal não conhece limites.
Marcelo Guterman. Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP e mestre em Economia e Finanças pelo Insper.
O desespero é geral! Lula expôs sua verdadeira face, que sempre tentou esconder. Detalhes e revelações do passado do petista foram expostos no polêmico livro "O Homem Mais Desonesto do Brasil - A verdadeira face de Luiz Inácio Lula da Silva". Aproveite enquanto é tempo. Clique no link abaixo e será direcionado ao Whatsapp do Conteúdo Conservador:
Veja a capa:
