
O embate judicial entre Ratinho e Chico Buarque
04/10/2025 às 10:38 Ler na área do assinante
O cantor e compositor Chico Buarque entrou com ação judicial contra o apresentador Ratinho, do SBT, e outros dois envolvidos por alegada “disseminação de informações falsas”. O processo foi motivado por declarações que associam o artista a um suposto beneficiamento pela Lei Rouanet. A ação foi registrada nesta sexta-feira (3) na Justiça do Rio de Janeiro.
Além do apresentador do SBT, também são alvos do processo o youtuber Thiago Asmar e Samantha Cavalca, suplente de vereadora pelo Partido Progressista (PP) em Teresina. A informação sobre o suposto favorecimento de Buarque pela Lei Rouanet já havia sido desmentida pelo próprio artista anteriormente.
As declarações que motivaram a ação foram feitas por Ratinho durante transmissão na rádio Massa FM, emissora de sua propriedade, em setembro. Na ocasião, o apresentador fez afirmações sobre artistas com posicionamento político de esquerda.
"Os globais são todos de esquerda. Pra ser de esquerda tem que ser pobre, aquele que não acredita mais na vida. Ser rico e de esquerda é fácil, querem fazer o povo de tonto. Chico Buarque ser de esquerda é fácil. Bebe champanhe, come caviar, pega dinheiro da Lei Rouanet, aí é fácil", afirmou o apresentador durante transmissão ao vivo.
A Justiça do Rio de Janeiro determinou que todos os envolvidos apresentem comprovações das afirmações feitas contra o cantor em um prazo máximo de cinco dias. Os citados também podem optar por publicar uma retratação pública sobre o ocorrido.
Chico Buarque e Ratinho foram procurados para comentar o processo judicial, mas nenhum dos dois se pronunciou oficialmente sobre o caso.