
"Não envolva a Polícia Militar do Rio de Janeiro em politicagem!"
04/10/2025 às 21:57 Ler na área do assinante
O que leva um homem público a agir de forma contraproducente? A realizar um desserviço à sociedade que ele pertence? É muito cinismo quando uma criatura é conhecedora dos problemas vividos pelos órgãos destinados a proverem a segurança pública e ainda assim aponta o dedo sustentando que as críticas são construtivas. Ora, o tiro amigo mata justamente porque a vítima não estava preparada para a defesa de um ataque sorrateiro.
Leia abaixo a manifestação do coronel José Maria de Oliveira, presidente da AME-RJ:
Durante a abertura da sessão do dia 23 de setembro do corrente, na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o Presidente da Casa, Rodrigo Bacellar, teceu inúmeras críticas à política de segurança pública do Estado e do Município. As críticas também se estenderam ao Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Marcelo de Menezes Nogueira, a quem o parlamentar chamou de “Labubu do Governador”, numa alusão aos chaveirinhos de pelúcia hoje em moda. “Está na hora de retirar a farda bonita para sair às ruas acompanhar as operações”, disse.
Íntegra da notícia em:
Rodrigo Bacellar chama comandante da PM de 'labubu do governador' e cobra que ele tire 'essa farda bonitinha' para atuar na praia
Acerca deste episódio lamentável ocorrido no último dia 23, cumpre a Associação de Oficiais Militares Estaduais do Rio de Janeiro (AME/RJ) reafirmar seu apoio e solidariedade à Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e aos seus valorosos integrantes.
Causou-nos muita surpresa que o Deputado Rodrigo Bacellar tenha utilizado a tribuna da Alerj para descredibilizar o trabalho da bicentenária Polícia Militar, através de discurso ofensivo contra o Coronel Marcelo de Menezes, autoridade máxima da Corporação, com adjetivos pejorativos para desqualificá-lo.
É inegável a competência e a capacidade de Vossa Excelência na liderança da Alerj. No entanto, sua fala não só ultrapassou os limites do respeito institucional, como também da ética parlamentar.
Deputado Rodrigo Bacellar, não envolva a Polícia Militar em politicagem! Nós, Oficiais e Praças, Ativos e Veteranos, Pensionistas e Sequelados não permitiremos essa desfaçatez! Respeite a instituição, que é heroica, gloriosa e indispensável para a manutenção da ordem pública. Não use sua posição parlamentar para ofender a honra e o pundonor de 42 mil Guerreiros e Guerreiras que há 216 anos oferecem o sacrifício de suas próprias vidas para defender e servir a sociedade.
Não podemos tolerar atos de desrespeito contra nossos Policiais Militares, especialmente quando praticados por autoridades públicas que deveriam servir como exemplo de conduta.
Esperamos que Vossa Excelência cumpra o seu dever de ofício, que é conduzir os trabalhos legislativos e decidir os projetos que entram em votação. Mais do que isso, sua missão é trabalhar incansavelmente para a população fluminense.
Respeitosamente, faço-lhe um questionamento: o que Vossa Excelência e os Deputados Estaduais estão fazendo para solucionar os inúmeros problemas que afetam a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar? Onde está a GRAM prevista em lei aos Veteranos e Pensionistas? São mais de três anos sem resposta, mesmo com ação movida pelo Ministério Público.
O Secretário de Segurança Pública de São Paulo, Deputado Federal Guilherme Derrite, assumiu recentemente a relatoria do Projeto de Lei 1283/2025 (‘Lei Antiterrorismo’), que classifica facções criminosas como terroristas. Essa é uma ação louvável em meio à brandura da legislação brasileira, que não trata bandidos que portam fuzil ou armas de guerra como tal.
Qual será o posicionamento da Alerj sobre o tema? A população pode esperar da Casa um pacote de medidas para sufocar a atuação de facções criminosas no Estado, com penas mais severas para os líderes desses grupos?
A AME/RJ reafirma o seu compromisso de cuidar e proteger a família Policial Militar e Bombeiro Militar e espera que Vossa Excelência utilize sua voz na Alerj de forma salutar. É fundamental que esses profissionais sejam tratados com o devido respeito e consideração que merecem. Não difame o trabalho do Coronel Marcelo de Menezes, oficial idôneo, competente e digno do lugar que ocupa.
José Maria de Oliveira – CEL PM
Presidente da AME/RJ.
ATENÇÃO! Temos uma dica importante para você, leitor do JCO. Quer saber a verdade por trás da prisão de Bolsonaro, conteúdos inéditos sobre 2022, encontrar o único motivo para seguir acreditando em um futuro melhor e apoiar a nossa batalha? Conheça o livro “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação”. Clique no link abaixo:
Contamos com você nessa batalha!