Vaza a reação do Planalto após medida inesperada de Trump

Ler na área do assinante

A videoconferência entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump, realizada na segunda-feira (6), durou cerca de meia hora e foi oficialmente descrita como “positiva” pelo governo brasileiro.

Apesar do tom diplomático, a decisão de Trump de nomear o secretário de Estado Marco Rubio como principal interlocutor nas tratativas com o Brasil causou apreensão entre diplomatas e aliados do Planalto.

Nos bastidores, interlocutores governistas reconhecem que a escolha de Rubio não foi um bom sinal. A avaliação é de que sua influência pode dificultar o avanço de pautas bilaterais sensíveis, especialmente diante de barreiras comerciais e sanções impostas recentemente por Washington — como o tarifaço de até 50% sobre produtos brasileiros. 

Ainda assim, parte da diplomacia aposta na possibilidade de que Rubio adote um discurso mais alinhado à estratégia da Casa Branca, caso Trump decida priorizar a reaproximação com o Brasil.

Essa derrota será colossal...

ATENÇÃO! Temos uma dica importante para você, leitor do JCO. Quer saber a verdade por trás da prisão de Bolsonaro, conteúdos inéditos sobre 2022, encontrar o único motivo para seguir acreditando em um futuro melhor e apoiar a nossa batalha? Conheça o livro “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação”. Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/a-maquina-contra-o-homem-como-o-sistema-tentou-destr...

Contamos com você nessa batalha!

da Redação