A notícia de que o Brasil despencaria ladeira abaixo com a eleição fraudulenta de Lula em 2022 todo mundo sabia – o que ninguém imaginava é que esses danos seriam tão profundos e em tão pouco tempo. A criminalidade entrou numa nova era e assumiu contornos de máfia – das mais perigosas do planeta.
Isso já caiu na boca do mundo – o que facilita, inclusive, que alguns ícones internacionais revelem fatos pitorescos do nosso país. Na última terça-feira, por exemplo, Mathew Knowles, pai da cantora Beyoncé, numa entrevista ao apresentador Carlos King, disse que o videoclipe "Put It in a Love Song" nunca foi lançado porque houve um problema com os criminosos da Favela Santa Marta, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Beyoncé e Alicia Keys gravaram cenas em uma lage da favela, mas tiveram que sair de lá correndo de helicóptero porque a Sony não havia pagado os bandidos. Isso aconteceu em 2010 e só foi revelado agora.
Num bairro chamado Engenho Velho, em Salvador, os moradores são obrigados a deixarem suas portas de casa destrancadas para que os criminosos utilizem essas casas como rota de fuga no caso de incursões policiais ou disputas territoriais com facções rivais. Além disso, as portas destrancadas também servem para que os bandidos utilizem os moradores como escudos humanos, caso seja atacados.
Onde está a honra e a dignidade humana daquela família que vê, por exemplo, sua filha de 11 anos, exposta à mercê dos meliantes locais a qualquer hora do dia ou da noite, mesmo dentro de casa?
No Ceará, uma cidade inteira está vazia – Uiraponga - um distrito de Morada Nova. A população abandonou a metrópole devido a uma disputa violenta entre facções criminosas que causou uma onda de medo e ameaças. O local, antes cheio de vida, virou uma "cidade fantasma" com escolas, comércios e postos de saúde fechados. Foram muitas mortes – o que gerou pânico no povo e êxodo em massa, com famílias se mudando para outras localidades em busca de segurança. O silêncio tomou conta do lugar, com pouco comércio funcionando. A cidade ficou deserta.
Na Zona Norte do Rio de Janeiro, mais precisamente no bairro de Rio Comprido, moradores denunciam que estão sendo expulsos de suas casas pelo tráfico de drogas. Uma família precisou sair às pressas após ser ameaçada pelos criminosos e ver tudo que tinha ser levado pelos bandidos. Segundo as vítimas, os bandidos querem usar os locais como pontos de venda de drogas.
Segundo consta no registro de ocorrência da 6ª Delegacia de Polícia (Cidade Nova), vítimas foram surpreendidas por homens armados que chegaram em uma moto. ““Saia desta casa, que é do tráfico e caso não saia, eu vou te matar”, disse o criminoso aos moradores. Eles ainda disseram que o contrato de aluguel não valia mais e que, a partir daquele momento, o imóvel pertencia ao tráfico.
Até a alguns anos atrás essa situação de descalabro seria inimaginável. Não se pode atribuir a culpa desse avanço apenas ao governo Lula, pois o estado está todo aparelhado. Não bastassem as audiências de custódia, resolveram instituir o Juízo de Garantia, ou seja, se o meliante não for solto pelo juiz da custódia, poderá ser solto pelo juiz de garantia – só depois que os autos da prisão em flagrante são remetidos ao juiz natural, que julgará o caso. Aquilo que estva ruim, piorou!
A política de desencarceramento adotada pelo Ministério da Justiça e CNJ (leia-se STF) está esvaziando os presídios e enchendo as ruas de bandido. No Rio, tiroteio em plena via pública virou rotina - o fechamento das pistas com ônibus seqüestrados e incendiados também.
O Brasil virou a capital mundial do crime com essa corja de corruptos no comando do país. As organizações criminosas já não dependem mais do tráfico de entorpecentes para faturarem. Hoje essas quadrilhas são donas de empresas de ônibus, postos de gasolina e até refinarias - elas são atuantes da indústria ao comércio.
Nas últimas semanas o Brasil foi surpreendido com dezenas de mortes decorrentes da ingestão de metanol em bebidas falsificadas. Com tanto metanol sobrando de suas refinarias, é natural que o PCC utilizasse esse produto em suas outras atividades. Para eles, a vida humana é o que menos importa. Se não tem fiscalização, o que vale é o lucro.
O TCU havia determinado que a Receita Federal fiscalizasse as bebidas, mas estranhamente o Lula e o Haddad mandaram suspender a fiscalização, com o aval do STF. Curioso...
Ora, até o nosso café é falsificado. Esse é o Brasil do PT, da corrupção sistêmica, da bandidolatria e do direito dos manos.
Na linguagem do PCC, fica aqui um “salve” para os padrinhos Lula, Haddad, Alexandre de Moraes e Flávio Dino.
Carlos Fernando Maggiolo
Advogado criminalista e professor de Direito Penal. Crítico político e de segurança pública. Presidente da Associação dos Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro – AMO-RJ.