URGENTE: Supremo Tribunal da Itália toma decisão final e erro crucial de Zambelli vem à tona
09/10/2025 às 10:30 Ler na área do assinanteA Corte de Cassação italiana decidiu nesta terça-feira (8) sobre os recursos apresentados pela deputada Carla Zambelli. Ela seguirá presa na Penitenciária de Rebibbia, em Roma, enquanto aguarda o julgamento de extradição para o Brasil.
Os advogados Pieremilio Sammarco e Angelo Alessandro Sammarco pediram que Zambelli aguardasse o julgamento em liberdade ou em prisão domiciliar. O tribunal indeferiu o pleito.
A decisão partiu do colegiado presidido por Ercole Aprile, um nome conhecido da “Magistratura Democratica”, a corrente mais ideologicamente à esquerda da magistratura italiana - e o mesmo juiz que condenou o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi.
O destino de uma deputada conservadora brasileira foi decidido pelo mesmo magistrado que ajudou a derrubar o líder de centro-direita mais influente da história recente da Itália.
A decisão da Cassação ainda será publicada oficialmente nesta quinta-feira, 9 de outubro, mas o veredito já está claro: Zambelli continua presa e o caso segue para a Corte de Apelação de Roma.
O que parece óbvio é que a deputada cometeu um erro crucial buscando asilo na Itália. Tivesse ficado nos Estados Unidos estaria em liberdade e com inúmeras possibilidades de encaminhar sua vida.
ATENÇÃO! Temos uma dica importante para você, leitor do JCO. Quer saber a verdade por trás da prisão de Bolsonaro, conteúdos inéditos sobre 2022, encontrar o único motivo para seguir acreditando em um futuro melhor e apoiar a nossa batalha? Conheça o livro “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação”. Clique no link abaixo:
Contamos com você nessa batalha!
da Redação