URGENTE: Mais uma falcatrua do sindicato do irmão de Lula vem à tona

Ler na área do assinante

A Controladoria-Geral da União (CGU) afirmou, em documento encaminhado à CPMI do INSS, que o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) omitiu informações ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre a presença de José Ferreira da Silva, o Frei Chico — irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — em sua diretoria.

Segundo a CGU, ao firmar acordo com o INSS para realizar descontos em benefícios previdenciários, o sindicato declarou falsamente estar em conformidade com a Lei nº 13.019/2014, que proíbe parcerias entre entidades da sociedade civil e o poder público quando há entre seus dirigentes parentes de autoridades, como o presidente da República.

O documento aponta que, em 12 de junho de 2023, o Sindnapi declarou que nenhum de seus dirigentes se enquadrava nas restrições legais, embora, na data, Frei Chico ocupasse o cargo de diretor nacional de Representação dos Aposentados Anistiados, e Lula já fosse presidente da República. Atualmente, ele é vice-presidente do sindicato.

“O Sindnapi, ao apresentar declaração inverídica com o intuito de atender aos requisitos legais, violou a Lei nº 13.019/2014 e comprometeu a lisura do processo de habilitação institucional”, escreveu a CGU.

A Controladoria considera que o sindicato cometeu ato lesivo à administração pública, conforme o artigo 5º, inciso V, da Lei nº 12.846/2013 (Lei Anticorrupção), por dificultar a atuação dos órgãos de controle e induzir a erro o INSS com a omissão do parentesco entre Frei Chico e o presidente Lula.

O Sindnapi é alvo de busca e apreensão na nova fase da Operação Sem Desconto, deflagrada nesta quinta-feira (9/10) pela Polícia Federal, que investiga a chamada “farra do INSS” — esquema que teria desviado R$ 259 milhões em mensalidades associativas entre 2019 e 2024.

O presidente do sindicato, Milton Baptista de Souza Filho, presta depoimento à CPMI do INSS nesta quinta-feira.

O desespero é geral! Lula expôs sua verdadeira face, que sempre tentou esconder. Detalhes e revelações do passado do petista foram expostos no polêmico livro "O Homem Mais Desonesto do Brasil - A verdadeira face de Luiz Inácio Lula da Silva".  Aproveite enquanto é tempo. Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/a-maquina-contra-o-homem-como-o-sistema-tentou-destruir-um-presidente-e-despertou-uma-nacao

Veja a capa:

da Redação