

A Corte de Cassação da Itália — instância máxima do Judiciário do país — rejeitou, nesta quarta-feira (8), o recurso apresentado pela defesa da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), confirmando sua permanência em regime fechado enquanto aguarda a conclusão do processo de extradição para o Brasil.
Zambelli está detida desde 29 de julho na penitenciária feminina de Rebibbia, em Roma. A parlamentar foi presa após ser localizada pela polícia italiana em um apartamento na capital, depois de permanecer quase dois meses foragida.
Ela havia fugido para o país europeu logo após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em maio, a dez anos de prisão pelo caso da invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A defesa buscava reverter decisão anterior da Corte de Apelação de Roma, que havia negado pedidos de liberdade provisória ou prisão domiciliar, sob o argumento de que existiam “fortes indícios de risco de fuga”.
O advogado Giuseppe Bellomo afirmou que os recursos estão esgotados, mas disse que poderá apresentar novo pedido se surgirem fatos novos, como agravamento do estado de saúde ou dificuldades financeiras da parlamentar.
ATENÇÃO! Temos uma dica importante para você, leitor do JCO. Quer saber a verdade por trás da prisão de Bolsonaro, conteúdos inéditos sobre 2022, encontrar o único motivo para seguir acreditando em um futuro melhor e apoiar a nossa batalha? Conheça o livro “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação”. Clique no link abaixo:
Contamos com você nessa batalha!