PF vergonhosamente alivia para o irmão de Lula durante busca e apreensão no Sindicato
09/10/2025 às 16:06 Ler na área do assinanteA Polícia Federal (PF) realizou buscas na sede do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) nessa quinta-feira (9) como parte da operação que investiga descontos fraudulentos em benefícios do INSS. Durante a ação, os agentes entraram na sala compartilhada por José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, vice-presidente da entidade e irmão de Lula, e pela secretária-geral Andreia Gato.
Os policiais federais perguntaram qual era a mesa da secretária-geral e concentraram as buscas neste local. Os documentos e pertences do vice-presidente inexplicavelmente não foram vistoriados.
A operação resultou na apreensão do computador do presidente do Sindnapi, Milton Cavalo, além de equipamentos eletrônicos e documentos da cooperativa de crédito vinculada à organização. A ação integra uma nova fase da operação "Sem Desconto", que apura irregularidades em descontos em folhas de pagamento de beneficiários do INSS.
Frei Chico disse ter sido surpreendido pela operação, afirmando que soube por meio de jornalistas.
"Sem comentários, se a polícia quiser vir aqui investigar, pode vir. Não tenho nada o que comentar", declarou. O vice-presidente também classificou as buscas como "absurdas".
O porta-voz do Sindnapi, Marco Piva, afirmou que a entidade não está preocupada com a investigação. "O sindicato está muito tranquilo em relação a esse processo. Ao contrário de outras entidades, tem 25 anos de existência e de serviços prestados aos aposentados e pensionistas", disse.
As buscas da PF ocorreram em oito estados: São Paulo, Sergipe, Amazonas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia e no Distrito Federal. O ministro André Mendonça, do STF, autorizou a execução de 66 mandados de busca e apreensão.
Em nota, a PF informou que a operação busca aprofundar as investigações sobre possíveis crimes de inserção de dados falsos em sistemas do governo, organização criminosa e ocultação de patrimônio. O Sindnapi está entre as entidades investigadas por supostas irregularidades em descontos previdenciários.
O desespero é geral! Lula expôs sua verdadeira face, que sempre tentou esconder. Detalhes e revelações do passado do petista foram expostos no polêmico livro "O Homem Mais Desonesto do Brasil - A verdadeira face de Luiz Inácio Lula da Silva". Aproveite enquanto é tempo. Clique no link abaixo e será direcionado ao Whatsapp do Conteúdo Conservador:
Veja a capa:
da Redação