
Zambelli inicia greve de fome na prisão em busca de apenas um pedido
10/10/2025 às 18:19 Ler na área do assinante
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) anunciou que iniciou uma greve de fome em protesto contra o processo de extradição movido pelo governo Lula. Em carta enviada na quinta-feira (9) ao ministro da Justiça da Itália, Carlo Nordio, a parlamentar afirmou que manterá o protesto até que sua extradição seja formalmente negada pelas autoridades italianas.
“Por ter certeza absoluta que o senhor não tomou a melhor decisão, começo hoje uma greve de fome que só o senhor pode acabar, negando a minha extradição, o que me colocará em liberdade, que é o correto”, escreveu Zambelli no documento.
Na mesma carta, ela declarou estar sendo alvo de “perseguição política” e afirmou que uma eventual decisão contrária representaria estar “de mãos dadas com o próprio demônio”.
A medida foi anunciada um dia após a Procuradoria de Justiça da Itália emitir parecer contrário à soltura da parlamentar. O órgão manifestou-se contra o pedido da defesa, que buscava sua libertação da prisão de Rebibbia, em Roma.
Zambelli compareceu nesta semana a uma audiência na Corte de Cassação da Itália, que analisou o recurso apresentado por seus advogados contra a decisão da Corte de Apelação de Roma. Essa corte havia determinado a manutenção da prisão cautelar da deputada enquanto o governo italiano examina o pedido de extradição enviado pelo Brasil.
A congressista está presa desde o fim de julho.
ATENÇÃO! Temos uma dica importante para você, leitor do JCO. Quer saber a verdade por trás da prisão de Bolsonaro, conteúdos inéditos sobre 2022, encontrar o único motivo para seguir acreditando em um futuro melhor e apoiar a nossa batalha? Conheça o livro “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação”. Clique no link abaixo:
Contamos com você nessa batalha!