O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (10) que todos os produtos importados da China passarão a ser taxados em 100% a partir de 1º de novembro de 2025. A medida, divulgada em sua rede social Truth Social, foi apresentada como resposta ao recente controle de exportações imposto por Pequim sobre uma ampla gama de bens e tecnologias.
Segundo Trump, a decisão do governo chinês representa uma “posição extraordinariamente agressiva” no comércio internacional.
“Acaba de ser revelado que a China adotou uma posição extraordinariamente agressiva em relação ao comércio, ao enviar uma carta extremamente hostil ao mundo, declarando que, a partir de 1º de novembro de 2025, iria impor controles de exportação em larga escala sobre praticamente todos os produtos que fabrica — e até mesmo sobre alguns que nem produz”, afirmou o presidente americano.
O republicano classificou a iniciativa chinesa como uma “vergonha moral no relacionamento entre as nações” e disse que Pequim havia planejado as restrições “há anos”. Em resposta, Trump determinou que os Estados Unidos aplicarão uma tarifa de 100% sobre todas as importações chinesas, além de adotar controles de exportação sobre “qualquer e todo software crítico”.
ATENÇÃO! Temos uma dica importante para você, leitor do JCO. Quer saber a verdade por trás da prisão de Bolsonaro, conteúdos inéditos sobre 2022, encontrar o único motivo para seguir acreditando em um futuro melhor e apoiar a nossa batalha? Conheça o livro “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação”. Clique no link abaixo:
Contamos com você nessa batalha!
da Redação