
Sem recivilizar o país, Barroso sai na busca desesperada de seu visto americano
14/10/2025 às 14:48 Ler na área do assinante
Barroso está de saída, mesmo não tendo completado sua auto-imposta tarefa de recivilizar o país. Quanto não vale um visto americano.
Vejo muitos preocupados com o fato de que Lula poderá indicar mais um ministro do Supremo. No entanto, no caso, será trocar seis por meia dúzia, já que Barroso foi também indicado em um governo do PT. Ok, não existe nada tão ruim que não possa piorar. Mas recordemos alguns fatos.
O grande algoz do mensalão foi Joaquim Barbosa, indicado por Lula, e o plenário que o acompanhou já era formado por maioria indicada em governos do PT.
Os primeiros julgamentos da Lava-Jato que chegaram ao pleno do Supremo, inclusive aqueles que permitiram a prisão de Lula, foram julgados por uma maioria indicada em governos do PT.
Por outro lado, o líder da demolição da Lava-Jato no STF foi Gilmar Mendes, e o algoz dos bolsonaristas na Corte é Alexandre de Moraes, ambos não indicados em governos do PT.
Por fim, Bolsonaro teve a oportunidade de indicar dois ministros. Kassio, com K, Nunes, com quem o capitão tomava tubaína, votou a favor da libertação de Lula e confirmou a validade do inquérito das fake news em plenário.
A experiência demonstra que os resultados desses julgamentos políticos dependem mais dos ventos da política e da opinião pública no momento do que da composição da Corte. São raros os ministros verdadeiramente tarefeiros, como Lewandovsky. Mesmo Toffoli já decepcionou os petistas no passado.
O que mais importa, e que tem real influência na vida cotidiana das pessoas, são as agendas econômica e social/costumes dos ministros. Barroso, por exemplo, normalmente se alinhava ao que havia de mais liberal em termos de agenda econômica, e tinha uma visão progressista na agenda social e de costumes. Na agenda econômica, por exemplo, foi um dos líderes da jurisprudência que a Corte adotou em relação à reforma trabalhista, reformando várias decisões de cortes inferiores. Apesar de ser muito menos midiático, isso tem muito mais importância para a vida das pessoas e para o desenvolvimento econômico do país.
Assim, dado que é Lula que vai indicar um novo ministro, e que não adianta espernear, que, pelo menos, seja um ministro com ideias modernas em termos econômicos. Nesse sentido, “Bessias” é uma página em branco, enquanto Pacheco já se mostrou corporativista e adepto do crony capitalism em sua passagem pela presidência do Senado. Prefiro o primeiro.
Marcelo Guterman. Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP e mestre em Economia e Finanças pelo Insper.
A "conta final" está chegando para Moraes... Quer saber do que realmente é capaz o ministro? No polêmico livro "Supremo Silêncio", toda a perseguição contra parlamentares, jornalistas e outros absurdos que começaram no famigerado Inquérito das Fakes News foram expostos! Nessa obra estão todos os relatos de censura, prisões e estranhas ações do judiciário que o "sistema" quer esconder à todo custo. Mas, como ter esse livro na mão? Clique no link abaixo e será direcionado ao Whatsapp do Conteúdo Conservador:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/supremo-silencio-o-que-voce-nao-pode-saber
Veja a capa:
