Chega ao fim o longo contrato entre TV de Collor e a Rede Globo

Ler na área do assinante

A TV Gazeta de Alagoas, pertencente ao ex-presidente Fernando Collor, informou neste sábado (11) que desistiu de retomar a antiga parceria com a Rede Globo e passará, a partir de 1º de novembro, a retransmitir a programação da Band. A decisão encerra um longo embate judicial entre a emissora alagoana e a Globo — disputa que chegou até o Supremo Tribunal Federal (STF).

A ruptura ocorre após o ministro Luís Roberto Barroso suspender, no fim de setembro, a retransmissão do sinal da Globo em Alagoas. Na decisão, Barroso destacou que, segundo a legislação de radiodifusão, pessoas com sentenças condenatórias definitivas não podem controlar emissoras de rádio ou televisão.

Em seu despacho, o ministro observou que “a Globo parece querer apenas conservar pretensão legítima de não associar a sua marca a empresa envolvida em empreitada criminosa”.

A parceria entre a TV Gazeta e a Globo existia desde 1975, mas começou a ruir após denúncias de corrupção e irregularidades financeiras ligadas à emissora alagoana. Entre os episódios investigados estão casos de suposto recebimento de propina e mau uso de verbas públicas. Além disso, a empresa está em processo de recuperação judicial desde 2019, o que agravou sua situação financeira.

Para tentar reverter a decisão, a TV Gazeta alegou que Fernando Collor já não integra mais o quadro societário, tendo transferido sua participação para a esposa, Caroline Serejo, que agora detém a maioria das ações da empresa. Essa alteração foi aprovada pelo juiz responsável pela recuperação judicial e atendeu às exigências do Ministério das Comunicações.

Com o fim da afiliação, a TV Asa Branca assumirá o papel de retransmitir o conteúdo da Globo em Alagoas. Já a TV Gazeta iniciará oficialmente sua nova fase como parceira da Band, em uma tentativa de reestruturar sua imagem e recuperar audiência no estado.

ATENÇÃO! Temos uma dica importante para você, leitor do JCO. Quer saber a verdade por trás da prisão de Bolsonaro, conteúdos inéditos sobre 2022, encontrar o único motivo para seguir acreditando em um futuro melhor e apoiar a nossa batalha? Conheça o livro “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação”. Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/a-maquina-contra-o-homem-como-o-sistema-tentou-destr...

Contamos com você nessa batalha!

da Redação