A forte declaração dos EUA que pode levar Moraes à prisão, segundo advogado
12/10/2025 às 12:09 Ler na área do assinanteO U.S. Customs and Border Protection (CBP), órgão responsável pelo controle de fronteiras dos Estados Unidos, divulgou na noite desta sexta-feira (10) uma nota oficial informando que o ex-assessor internacional da Presidência da República, Filipe Martins, não ingressou em território americano no dia 30 de dezembro de 2022. Segundo o comunicado, os dados utilizados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para justificar a prisão de Martins eram incorretos.
“Após a conclusão da análise, foi determinado que o Sr. Martins não entrou nos EUA naquela data”, afirmou o CBP em sua nota.
O órgão norte-americano também declarou que as alegações apresentadas por Moraes divergem dos registros oficiais dos Estados Unidos.
“Esta constatação contradiz diretamente as alegações feitas pelo Ministro da Suprema Corte do Brasil, Alexandre de Moraes, um indivíduo que foi recentemente sancionado pelos EUA por suas violações de direitos humanos contra o povo brasileiro”, acrescentou o texto.
Ainda de acordo com o comunicado, o registro de entrada citado pelo ministro brasileiro teria sido inserido de forma equivocada nos sistemas do CBP.
“Reconhecemos que o Ministro de Moraes citou um registro errôneo para justificar a prisão de meses do Sr. Martins”, destaca a nota.
O órgão norte-americano também repudiou o uso de informações falsas para fundamentar decisões judiciais.
“O CBP condena veementemente qualquer uso indevido desta entrada falsa para embasar a condenação ou prisão do Sr. Martins ou de qualquer pessoa. Reafirmamos nossa dedicação em manter a integridade de nossos registros de fronteira e apoiar os princípios de justiça e direitos humanos.”
O advogado Jeffrey Chiquini, integrante da equipe de defesa de Filipe Martins, afirmou:
"Tá vindo prisão para autoridades brasileiras! Urgente: Novidade no processo do Filipe Martins nos EUA. Vem aí prisão para autoridades brasileiras que usaram documento falso para prender Filipe Martins."
A "conta final" está chegando para Moraes... Quer saber do que realmente é capaz o ministro? No polêmico livro "Supremo Silêncio", toda a perseguição contra parlamentares, jornalistas e outros absurdos que começaram no famigerado Inquérito das Fakes News foram expostos! Nessa obra estão todos os relatos de censura, prisões e estranhas ações do judiciário que o "sistema" quer esconder à todo custo. Mas, como ter esse livro na mão? Clique no link abaixo e será direcionado ao Whatsapp do Conteúdo Conservador:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/supremo-silencio-o-que-voce-nao-pode-saber
Veja a capa:
da Redação