
Definida a data para que ex-presidente comece a cumprir pena na prisão
14/10/2025 às 18:06 Ler na área do assinante
A próxima terça-feira (21) é o dia fixado para que o ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy, inicie a cumprir pena de prisão de cinco anos por uma suposta conspiração criminosa relacionada a tentativas de arrecadar fundos da Líbia para sua campanha eleitoral de 2007.
Sarkozy cumprirá a sentença na prisão de La Santé, em Paris.
Um recurso cuja primeira audiência deve ocorrer em março de 2026 ainda será apreciado, mas o ex-presidente permanecerá preso até lá.
Após a determinação da sentença, no fim de setembro, Sarkozy afirmou:
"Eu lutarei até meu último sopro".
E disse ainda:
"Dormirei na prisão de cabeça erguida".
No comando da França de 2007 a 2012, ele foi absolvido de outras acusações, incluindo corrupção e financiamento ilegal de campanha.
Pela decisão, o ex-presidente de 70 anos terá de cumprir três anos de prisão mesmo que recorra da sentença, muito mais dura do que se esperava.
Sarkozy, que sempre negou as acusações, foi acusado de ter feito um acordo com Gaddafi em 2005, quando era ministro do Interior, para obter financiamento de campanha em troca de apoiar o então isolado regime líbio no cenário internacional.
ATENÇÃO! Temos uma dica importante para você, leitor do JCO. Quer saber a verdade por trás da prisão de Bolsonaro, conteúdos inéditos sobre 2022, encontrar o único motivo para seguir acreditando em um futuro melhor e apoiar a nossa batalha? Conheça o livro “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação”. Clique no link abaixo:
Contamos com você nessa batalha!