
Esquerda segue esvaziando... Até Ciro Gomes faz aceno à direita
18/10/2025 às 14:51 Ler na área do assinante
Ciro Gomes, ex-governador do Ceará e ex-ministro, entregou sua carta de desfiliação ao presidente do PDT, Carlos Lupi, nesta sexta-feira (17). A saída ocorreu após uma década de permanência na legenda, motivada por divergências sobre alianças políticas para as eleições estaduais de 2026 no Ceará. O movimento representa um claro aceno à direita, já que Ciro deixa um partido tradicionalmente de esquerda em meio a uma reconfiguração de seu posicionamento político.
O rompimento foi confirmado e está relacionado especificamente às discordâncias quanto ao apoio do PDT ao atual governador cearense Elmano de Freitas, do PT. Ciro declarou sentir-se "infeliz" na legenda após o alinhamento com o governo Lula.
Durante sua permanência no PDT, iniciada em 2015, o político disputou duas eleições presidenciais, somando quatro participações em pleitos para a presidência da República ao longo de sua carreira. Nos últimos meses, Ciro sinalizou distanciamento do PT e aproximação com setores de centro e grupos ligados ao bolsonarismo.
Nas eleições municipais de 2025 em Fortaleza, o ex-ministro apoiou o deputado André Fernandes, do PL, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro. A escolha representou oposição ao candidato apoiado por Lula, Evandro Leitão, do PT, que venceu a disputa pela prefeitura da capital cearense.
Para definir seu futuro político, Ciro tem mantido diálogos com lideranças do União Brasil e do PSDB, visando construir novas alianças para o ciclo eleitoral de 2026. O ex-ministro participou recentemente de um evento que celebrou a federação entre o União Brasil e o PP em Brasília. Segundo informações de bastidores, uma ala do Centrão já articula a possibilidade de Ciro ser vice em uma chapa encabeçada por Tarcísio de Freitas nas eleições presidenciais de 2026.
Ainda não há definição sobre qual partido Ciro irá se filiar. Fontes próximas indicam que ele considera disputar novamente o governo do Ceará em 2026. Uma nova candidatura presidencial não está descartada, mas é considerada uma possibilidade remota no atual cenário político.
Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!