Saída de Fux da 1ª turma pode alterar equilíbrio na 2ª turma e provocar choque direto com Gilmar

Ler na área do assinante

O ministro Luiz Fux solicitou oficialmente sua transferência da Primeira para a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido foi confirmado nesta terça-feira (21) e pode alterar o equilíbrio de forças dentro da Corte, em meio a tensões entre ministros.

Com a mudança, Fux deixará de participar dos julgamentos relacionados aos próximos núcleos da “trama golpista” que tramitam no STF. A alteração na composição das turmas acontece dias após um embate público entre Fux e o ministro Gilmar Mendes durante sessão plenária.

Na nova configuração, Fux integrará o mesmo colegiado que os ministros André Mendonça e Kassio Nunes Marques, ambos indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Observadores têm interpretado essa aproximação como a formação de um "mini-STF".

A Segunda Turma, que já conta com Gilmar Mendes, deverá se tornar um espaço de maior tensão institucional. Na semana passada, Gilmar criticou o extenso voto de Fux que resultou na absolvição de Bolsonaro, além de questionar um pedido de vista que paralisou uma ação contra Sergio Moro.

O caso ganha complexidade porque o próprio Gilmar figura como vítima no processo de calúnia que foi interrompido pelo pedido de vista criticado.

Durante o julgamento do núcleo de desinformação da trama golpista realizado hoje, Fux fez referência indireta a Gilmar, declarando que "ainda estamos no mesmo jogo", indicando que as divergências entre eles permanecem ativas.

Se aprovada a transferência, a Segunda Turma deverá se transformar em um ambiente de frequentes embates. De um lado, Gilmar Mendes, conhecido por manifestações contundentes; de outro, Luiz Fux, que tem buscado equilibrar argumentações técnicas com posicionamentos que analistas consideram "cirúrgicos".

A movimentação de Fux demonstra como as dinâmicas internas do STF incorporam elementos de articulação e alianças estratégicas, além das questões jurídicas.

A "conta final" está chegando para Moraes... Quer saber do que realmente é capaz o ministro? No polêmico livro "Supremo Silêncio"toda a perseguição contra parlamentares, jornalistas e outros absurdos que começaram no famigerado Inquérito das Fakes News foram expostos! Nessa obra estão todos os relatos de censura, prisões e estranhas ações do judiciário que o "sistema" quer esconder à todo custo. Mas, como ter esse livro na mão? Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/supremo-silencio-o-que-voce-nao-pode-saber

Veja a capa:

da Redação