
Cosa Nostra: Máfia que inspirou filme ‘O poderoso chefão’ leva estrelas da NBA para a cadeia
27/10/2025 às 12:10 Ler na área do assinante
O FBI anunciou na quinta-feira, 23 de outubro, a prisão de mais de 30 pessoas em conexão com duas supostas redes de jogos de azar, sob acusações de conspiração para cometer fraude, lavagem de dinheiro, jogos de azar ilegais e extorsão. As acusações que justificaram as prisões vêm de duas investigações diferentes, porém relacionadas em jogos de poker e de basquete manipulados. Entre os presos estavam o membro do Hall da Fama do Basquete e atual treinador principal do Portland Trail Blazers, Chauncey Billups , o armador do Miami Heat e veterano da NBA há 10 anos, Terry Rozier , e o ex-jogador e treinador do Cleveland Cavaliers, Damon Jones .
As investigações envolveram uma suposta conspiração para apostas esportivas com informações privilegiadas e um suposto esquema para fraudar jogos de pôquer ilegais. Várias pessoas, incluindo Jones, foram citadas em ambos. Agentes do FBI (a polícia federal americana) indiciaram 3 dezenas de pessoas em acusações múltiplas por manipulação de resultados e jogatina ilegal num esquema organizado pela Cosa Nostra – a mais antiga das máfias italianas – que tem sua principal base na cidade de Nova York, desde o final do século XIX. A operação serviu de alerta para o grande público que as famílias mafiosas Gambino, Bonanno e Genovese ainda estão fortes e ativas em pleno século XXI.
De acordo com autoridades americanas, os dois casos fazem parte de ramificações distintas da apuração federal. Enquanto Rozier é citado por supostas irregularidades ocorridas em 2023, quando ainda defendia o Charlotte Hornets, Billups é apontado por envolvimento em um esquema que teria influenciado partidas da própria NBA.
Eduardo Negrão
Consultor político e autor de "Terrorismo Global" e "México pecado ao sul do Rio Grande" ambos pela Scortecci Editora.













