
Nova pesquisa faz crescer a expectativa de vitória da direita no Chile nas eleições presidenciais de novembro
28/10/2025 às 13:37 Ler na área do assinante
A mais recente pesquisa do Centro de Estudos Públicos (CEP), divulgada nesta segunda-feira (27), mostrou um empate técnico entre José Antonio Kast — candidato do Partido Republicano — e Jeannette Jara, representante da esquerda, ambos com 23% das intenções de voto. O levantamento, considerado o mais influente do país antes das eleições presidenciais de 16 de novembro, indica ainda que Evelyn Matthei, da direita moderada, aparece em terceiro lugar com 13%.
De acordo com o estudo, 37% dos chilenos acreditam que Kast será o próximo presidente, enquanto 29% apostam em Jara. Em simulações de segundo turno, o republicano também leva vantagem: venceria Jara por 41% a 33%. Em um confronto com Matthei, Kast também sairia à frente (33% a 29%). Já entre Jara e Matthei, a candidata de esquerda teria leve vantagem (37% a 33%).
A pesquisa entrevistou 1.217 pessoas em 100 municípios entre 22 de setembro e 17 de outubro. Kast se destaca nos quesitos liderança, segurança pública e economia, enquanto Jara é melhor avaliada em saúde, educação e empatia com os problemas sociais.
Outro ponto levantado pelo estudo é o alto interesse dos chilenos nas eleições: 85% afirmam que irão votar — o pleito será o primeiro com voto obrigatório e registro automático.
A pesquisa também avaliou o governo do presidente Gabriel Boric, que apresentou leve melhora: sua aprovação subiu de 23% para 28%, enquanto a desaprovação caiu para 62%.
Os resultados surgem logo após o debate presidencial do Canal 13, em que os principais candidatos evitaram confrontos diretos. Ainda assim, a tendência apontada pelo CEP reforça o forte desempenho da direita e o favoritismo de José Antonio Kast, que aparece com o maior potencial de vitória segundo a percepção popular.
Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!









