URGENTE: Bolsonaro prepara nova estratégia e reviravolta pode ocorrer no STF

28/10/2025 às 15:40 Ler na área do assinante

O ex-presidente Jair Bolsonaro articula uma nova estratégia jurídica para tentar reverter sua condenação de 27 anos de prisão por um suposta tentativa de golpe de Estado. Após ingressar, nesta segunda-feira (27/10), com embargos de declaração na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) — composta por Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Flávio Dino —, a defesa já estuda um novo passo: recorrer à Segunda Turma do tribunal.

A manobra seria feita por meio de um pedido de revisão criminal, mecanismo jurídico destinado a reavaliar uma sentença penal definitiva, com o objetivo de corrigir eventuais erros e, eventualmente, anular ou reduzir a pena imposta. Segundo aliados de Bolsonaro, esse movimento seria mais promissor do que os embargos, considerados de alcance limitado.

Advogados ligados ao ex-presidente citam os artigos 75 e 76 do Regimento Interno do STF para defender que o pedido de revisão seja analisado por um colegiado diferente daquele que proferiu a condenação. O texto do regimento determina que “se a decisão embargada foi de uma Turma, far-se-á a distribuição dos embargos dentre os ministros da outra”, o que abriria caminho para o caso ser apreciado pela Segunda Turma.

A equipe jurídica de Bolsonaro pretende apresentar a revisão criminal após o julgamento dos embargos pela Primeira Turma — que, segundo as previsões de bastidores, deve rejeitar o recurso. Nesse cenário, a análise passaria para a Segunda Turma, formada por André Mendonça, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Kassio Nunes Marques e Luiz Fux.

Entre os cinco ministros, aliados do ex-presidente acreditam que ao menos três poderiam se mostrar receptivos ao pedido: André Mendonça e Kassio Nunes Marques — ambos indicados por Bolsonaro —, além de Luiz Fux, que votou pela absolvição do ex-chefe do Executivo quando integrava a Primeira Turma.

A posição de Dias Toffoli ainda é vista como imprevisível. Caso o ministro vote pela revisão da sentença, Bolsonaro teria maioria favorável, deixando apenas Gilmar Mendes em posição contrária dentro do colegiado.

Uma reviravolta está por vir...

O ex-presidente foi alvo de todas as atrocidades que o "sistema" é capaz. Para piorar, sua vida ainda está em risco. Foi justamente pensando nisso que uma loja desafiou o "sistema" ao lançar uma promoção limitada que está chamando a atenção de leitores interessados em política, liberdade de expressão e debates sobre censura no Brasil. Um COMBO com cinco livros que abordam os bastidores do poder, decisões judiciais controversas e disputas ideológicas recentes está sendo vendido por apenas R$ 79,89, com frete grátis para todo o país.

As obras exploram temas como censura, perseguição política, atuação do Supremo Tribunal Federal (STF), juristocracia, polarização e manipulação de narrativas. Caso queira conhecer os livros e não perder essa oportunidade, clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/pages/combo-5-livros

Aproveite enquanto esses livros ainda estão disponíveis... Nunca se sabe do que a censura é capaz!

da Redação
Ler comentários e comentar
Ler comentários e comentar

Nossas redes sociais

Facebook

Siga nossa página

Seguir página

Twitter

Siga-nos no Twitter

Seguir

YouTube

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Messenger

Receba as notícias do dia no Messenger

Receber notícias

Instagram

Siga-nos no Instagram

Seguir

Telegram

Receba as notícias do dia no Telegram

Entrar no canal

Rumble

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Gettr

Siga-nos no Gettr

Seguir

Truth

Siga-nos no Truth

Seguir