Enfim, Governo Lula se manifesta sobre operação no Rio
28/10/2025 às 17:27 Ler na área do assinanteO ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, declarou nesta terça-feira (28/10) que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), não entrou em contato com ele para solicitar apoio na megaoperação policial contra o Comando Vermelho, deflagrada nos complexos do Alemão e da Penha.
“O governador não fez nenhum contato comigo”, afirmou o ministro, em mensagem enviada ao portal Metrópoles.
Castro acusou o governo Lula de negligência e de negar pedidos de apoio logístico para a ação, que mobilizou cerca de 2,5 mil agentes e já contabiliza mais de 60 mortos — entre eles quatro policiais —, tornando-se a operação mais letal da história do estado.
Durante entrevista coletiva pela manhã, Cláudio Castro havia dito que o governo Lula recusou, por três vezes, o empréstimo de veículos blindados para operações no Rio.
“Para emprestar o blindado, tinha que ter GLO, e o presidente (Lula) é contra a GLO. Cada dia uma razão para não estar colaborando”, reclamou o governador.
Em resposta, Lewandowski destacou que o Ministério da Justiça mantém cooperação contínua com o governo fluminense desde 2023, por meio da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP). O ministro reforçou que o apoio federal ao estado segue vigente até 16 de dezembro de 2025, com possibilidade de renovação.
“O Ministério da Justiça e Segurança Pública tem atendido, prontamente, a todos os pedidos do Governo do Estado do Rio de Janeiro para o emprego da Força Nacional no Estado, em apoio aos órgãos de segurança pública federal e estadual. Desde 2023, foram 11 solicitações de renovação da FNSP no território fluminense. Todas acatadas”, informou a pasta em nota oficial.
A megaoperação, que tem como alvo lideranças do Comando Vermelho e a retomada do controle de áreas dominadas pelo tráfico, registrou intensos confrontos. Criminosos reagiram com barricadas, drones, explosivos e disparos de fuzil.
Já são mais 60 mortos...
Lula expôs sua verdadeira face, que sempre tentou esconder. Detalhes e revelações do passado do petista foram expostos no polêmico livro "O Homem Mais Desonesto do Brasil - A verdadeira face de Luiz Inácio Lula da Silva". Aproveite enquanto é tempo. Clique no link abaixo:
Veja a capa:
da Redação