
Ex-aliado de Bolsonaro, completamente desorientado, afirma que Cláudio Castro promoveu execução e matou pessoas da igreja
01/11/2025 às 21:34 Ler na área do assinante
O deputado federal e pastor Otoni de Paula (MDB-RJ) acusa o governador Cláudio Castro (PL-RJ) de promover um ato de execução na ação realizada na terça (28) nos complexos do Alemão e da Penha, segundo informações do jornal Folha de S.Paulo.
O parlamentar diz que "nitidamente os policiais estavam com liberdade para executar porque nenhuma ação nesse nível e nessa gravidade ocorre sem que o policial se sinta protegido por alguma ordem do governador. Algo como 'faça o que tem que fazer'".
"O que chamaram de 'muro de proteção' é o muro da morte. Levaram os criminosos —e não sei se haviam inocentes naquele local também— para um ato de execução", disse.
Em discurso na Câmara, Otoni afirmou que ao menos quatro jovens de famílias pertencentes à sua igreja foram mortos na operação. Para o deputado, eles foram vítimas de racismo.
"Quem está falando é pastor. E não é pastor progressista não. Só de filho de gente da igreja, eu sei que morreram quatro. Meninos que nunca portaram fuzis, mas que estão sendo contados no pacote como se fossem bandidos. Nunca ninguém vai atrás para saber [se são bandidos ou não]. Porque preto correndo em dia de operação na favela é bandido", afirmou.
Ele falou também da preocupação com a segurança de um dos seus filhos, que atua dentro de comunidades.
"É fácil para quem não conhece a realidade da favela subir na tribuna e dizer: 'que bom, matou'. É porque o filho de vocês não estão lá dentro, como o meu filho está o tempo todo. E o meu pânico é que ele é preto."
O parlamentar afirma também que vai requerer, por meio da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHMIR), que a Polícia Federal faça uma investigação autônoma da operação.
"O Estado [do Rio] perdeu as condições de fazer esse processo investigativo do que ele mesmo fez, dessa carnificina. Você tem que ter o mínimo de autonomia investigativa."
Uma manifestação surpreendente de Otoni, completamente desconectada da realidade.
Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!









