Enfim, surge o primeiro pedido de Trump a Lula após a reunião
31/10/2025 às 16:28 Ler na área do assinanteApós o encontro entre o petista Lula e Donald Trump, o governo dos Estados Unidos enviou um primeiro sinal à diplomacia brasileira. De acordo com fontes do Itamaraty, Washington demonstrou interesse em firmar cooperação na exploração de minerais usados na fabricação de turbinas e em tecnologias avançadas voltadas ao setor de defesa — um tema considerado de alto interesse pela Casa Branca.
As tratativas devem ser debatidas em uma reunião agendada para novembro, que reunirá autoridades dos dois países. Pelo lado brasileiro, estão previstas as presenças do ministro da Fazenda, Fernando Haddad; do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; e do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Representando os Estados Unidos, participarão o secretário de Estado, Marco Rubio, e o representante de Comércio, Jamieson Greer.
Entre os principais pontos da pauta estão a possível redução de tarifas bilaterais e a revisão de sanções aplicadas a autoridades brasileiras. Segundo interlocutores próximos às negociações, o governo Lula pretende solicitar formalmente que Washington retire as sanções impostas ao ministro Alexandre de Moraes no âmbito da Lei Magnitsky.
ATENÇÃO! Temos uma dica importante para você, leitor do JCO. Quer saber a verdade por trás da prisão de Bolsonaro, conteúdos inéditos sobre 2022, encontrar o único motivo para seguir acreditando em um futuro melhor e apoiar a nossa batalha? Conheça o livro “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação”. Clique no link abaixo:
Contamos com você nessa batalha!
da Redação