Morre o arquiteto da “guerra do terror”, o homem que mandou a resposta ao 11 de setembro

Ler na área do assinante

Um dos políticos mais influentes da história recente dos Estados Unidos, vice-presidente nos dois mandatos de George W. Bush, morreu Dick Cheney aos 84 anos, informou sua família em comunicado divulgado nesta terça-feira (4). Ele foi o 46º vice-presidente dos EUA, entre 2001 e 2009. Considerado o principal arquiteto da “guerra ao terror”, teve papel central nas decisões que levaram à invasão do Iraque em 2003.

Durante o governo Bush, exerceu influência sem precedentes sobre temas de segurança nacional e política externa. Foi ele quem, no dia 11 de setembro de 2001, coordenou parte da resposta imediata aos ataques da Al Qaeda de um bunker sob a Casa Branca. Em meio ao caos, Cheney chegou a autorizar que caças abatessem aviões sequestrados que se aproximassem da capital americana.

“Naquele momento, você sabia que era um ato deliberado. Um ato terrorista”, disse em entrevista à CNN em 2002.

A partir daquele dia, Cheney se tornou a figura mais dura do governo americano. Defensor da mudança de regimes no Oriente Médio, ele foi uma das vozes mais insistentes para derrubar Saddam Hussein.

Antes da vice-presidência, Cheney foi chefe de gabinete da Casa Branca no governo Gerald Ford, secretário de Defesa sob George H. W. Bush — quando comandou a Guerra do Golfo — e deputado por Wyoming. Em 2000, trabalhava no setor privado quando foi encarregado por George W. Bush de ajudar a escolher seu vice. O processo terminou com ele próprio assumindo o cargo.

Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!

da Redação