Governo Trump enaltece os policiais do Rio de Janeiro
05/11/2025 às 21:14 Ler na área do assinanteO governo dos Estados Unidos expressou solidariedade às autoridades brasileiras após a operação de grande porte contra o Comando Vermelho, no Rio de Janeiro, que resultou na morte de quatro policiais. Em carta enviada nesta terça-feira (4), o governo Donald Trump lamentou as perdas e colocou-se à disposição para colaborar nas ações de combate ao narcotráfico.
O documento, redigido em Washington e assinado por James Sparks, representante do setor de Repressão às Drogas do Departamento de Justiça norte-americano (DEA), foi encaminhado ao secretário de Segurança Pública do Rio, Victor dos Santos.
“É com profundo pesar que expressamos nossas mais sinceras condolências pela trágica perda dos quatro policiais que tombaram no cumprimento do dever, durante a recente Operação Contenção no Complexo do Alemão”, diz o texto.
“Sabemos que a missão de proteger a sociedade exige coragem, dedicação e sacrifício. Reconhecemos o valor e a honra desses profissionais que deram suas vidas em defesa da segurança pública. Neste momento de luto, reiteramos nosso respeito e admiração pelo trabalho incansável das forças de segurança do Estado e nos colocamos à disposição para qualquer apoio que se faça necessário.”
O gesto diplomático ocorre poucos dias depois de o governador Cláudio Castro (PL) ter enviado um pedido formal ao governo Trump, solicitando que o Comando Vermelho seja incluído na lista de organizações terroristas reconhecidas pela Casa Branca.
A proposta faz parte da estratégia de endurecimento adotada pelo governo estadual diante da crescente escalada de violência nas comunidades dominadas pelo tráfico.
O objetivo é obter apoio logístico, tecnológico e diplomático dos Estados Unidos para reforçar o enfrentamento das facções criminosas.
ATENÇÃO! Temos uma dica importante para você, leitor do JCO. Quer saber a verdade por trás da prisão de Bolsonaro, conteúdos inéditos sobre 2022, encontrar o único motivo para seguir acreditando em um futuro melhor e apoiar a nossa batalha? Conheça o livro “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação”. Clique no link abaixo:
Contamos com você nessa batalha!
da Redação