URGENTE: Moraes determina abertura de novo inquérito

Ler na área do assinante

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou nesta quarta-feira (5) a abertura de um inquérito destinado a apurar a atuação do crime organizado no Rio de Janeiro. A decisão foi comunicada durante a abertura de uma audiência pública sobre segurança no estado, em Brasília.

Segundo Moraes, a Polícia Federal será responsável por conduzir a investigação, que terá duas frentes principais:

  • o rastreamento de esquemas de lavagem de dinheiro envolvendo facções e milícias;
  • a apuração da infiltração de organizações criminosas em estruturas do poder público.

O ministro afirmou que a medida busca ampliar o alcance das investigações e fortalecer o combate a redes criminosas que, segundo ele, “atuam de forma integrada e nacional”.

“A ação da Polícia Federal será estruturada para desarticular não apenas os executores locais, mas também as engrenagens financeiras que sustentam essas organizações”, declarou Moraes

Porém, ao encerrar a audiência, Moraes informou que requisitou à Polícia Federal e às autoridades fluminenses as imagens da recente operação policial contra o Comando Vermelho, realizada nos complexos da Penha e do Alemão. O objetivo, segundo o magistrado, é verificar se houve eventual uso excessivo da força durante a ação.

O governador Cláudio Castro será um dos alvos do ministro? Eis a questão...

Rodrigo Pimentel, ex-capitão do Bope e autor de Trope de Elite conhece como poucos a criminalidade no Rio e sabe segredos que ninguém nunca imagicou. Um de seus trabalhos mais impressionantes é o livro "Elite da Gestão: todo executivo lidera operações especiais". Para conhecer, clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/elite-da-gestao-todo-executivo-lidera-operacoes-espe...

Vale a pena conferir!

da Redação