Uma das maiores empresas do mundo vai promover demissão em massa atingindo milhares de funcionários

Ler na área do assinante

A Amazon planeja realizar uma das maiores reduções de pessoal de sua história recente, com a demissão de até 30 mil funcionários corporativos a partir desta terça-feira (27), segundo informações obtidas pela agência Reuters junto a três fontes próximas ao assunto.

O movimento faz parte de um esforço mais amplo da gigante do e-commerce para reduzir custos operacionais e corrigir o excesso de contratações feitas durante o período de forte expansão provocado pela pandemia. Embora o número ainda possa variar, trata-se de quase 10% do total de cerca de 350 mil funcionários corporativos, e uma fração pequena diante do contingente total de 1,55 milhão de trabalhadores da empresa.

Caso o plano se concretize, será o maior corte desde o fim de 2022, quando aproximadamente 27 mil empregados foram dispensados. A companhia não se pronunciou oficialmente sobre o assunto até o momento.

Nos últimos dois anos, a Amazon já havia feito ajustes pontuais em divisões como dispositivos, comunicações e podcasts. Agora, as demissões devem atingir múltiplos setores, incluindo recursos humanos, dispositivos, operações e serviços. Segundo fontes internas, gerentes receberam treinamento na segunda-feira (26) para conduzir as conversas com os funcionários, e os e-mails de notificação começarão a ser enviados na manhã desta terça.

De acordo com a revista Fortune, a área de recursos humanos pode sofrer a perda de até 15% do seu quadro. A medida ocorre em um contexto de reestruturação ampla dentro do setor de tecnologia — dados do site Layoffs.fyi apontam que, apenas em 2025, cerca de 216 empresas já dispensaram quase 98 mil pessoas, número próximo dos 153 mil desligamentos registrados em todo o ano de 2024.

Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!

da Redação