Mais uma gigante da tecnologia anuncia demissão em massa

Ler na área do assinante

A IBM comunicou nesta terça-feira (4) que planeja demitir milhares de funcionários em uma nova fase de reestruturação voltada ao fortalecimento de suas áreas de consultoria e software baseadas em inteligência artificial (IA). A decisão ocorre enquanto a empresa acelera sua transição para segmentos de maior crescimento, acompanhando a tendência global de investimento no setor.

Em comunicado oficial, a companhia informou que os cortes “afetarão uma porcentagem baixa de um dígito de nossa força de trabalho global”. Considerando que a IBM contava com cerca de 270 mil empregados no final de 2024, estima-se que o número de dispensados possa chegar a alguns milhares. Apesar disso, uma porta-voz afirmou que o número de funcionários nos Estados Unidos deve permanecer estável, mesmo com ajustes pontuais.

A medida insere a IBM no grupo de grandes empresas de tecnologia — como Amazon, Meta e Google — que vêm promovendo cortes de pessoal para redirecionar investimentos em inteligência artificial. 

O avanço acelerado dessa tecnologia tem levado companhias a buscar maior eficiência operacional, especialmente com o uso de IA para automatizar tarefas como codificação, análise de dados e suporte técnico.

Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!

da Redação