Acusado pelo 8/01 fica frente a frente com Gilmar e abre o verbo, democraticamente (veja o vídeo)

07/11/2025 às 07:28 Ler na área do assinante

Um dos acusados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023 em Brasília interrompeu a fala do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, nesta quinta-feira (6), durante o Fórum de Buenos Aires, na Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires (UBA).

O homem se apresentou como Simon Castro e afirmou viver como “refugiado político” na Argentina. O episódio interrompeu brevemente a conferência de Gilmar Mendes, que não respondeu às declarações de Simon.

“Não há provas contra mim. Estamos sofrendo com o crime. Muitos cometeram, sim, e aqueles que cometeram devem pagar. Mas eu, Gilmar, não. O senhor tem que ter um papel. Nem há prova de que eu tenha entrado nos prédios”, declarou Castro, referindo-se às denúncias de participação na invasão dos prédios públicos em Brasília.

O acusado agradeceu por ter sido ouvido no evento. “Sou um dos refugiados aqui na Argentina e agradeço por me receber e me ouvir. Essa é a verdadeira democracia: o poder de falar e se expressar”, disse, encerrando sua intervenção sob o silêncio do auditório.

Após a fala, Simon procurou jornalistas presentes para se apresentar e negou ter cometido crimes. “Tenho uma foto com o ministro Gilmar Mendes, não sou criminoso. Se fosse, estaria armado. Eles não me revistaram aqui. Não sou terrorista, como o Brasil diz”, afirmou.

Ele declarou responder a 16 acusações criminais, incluindo terrorismo e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, e afirmou não ter tido direito à defesa.

“No Brasil não há direito à defesa. Simplesmente eles agem e não deixam a gente se defender, essa é a grande verdade”, afirmou.

Desde o início do Fórum, brasileiros que se autodenominam “exilados” vêm tentando se aproximar de jornalistas e participantes do evento para protestar contra o que chamam de “ditadura do STF”.

Veja o vídeo:

Não há outro caminho... Somente a anistia importa! Poucos sabem a verdade por trás do 8 de janeiro de 2023. Porém, todos os detalhes, relatos e revelações sobre esse fatídico acontecimento estão no livro "08 DE JANEIRO - SEGREDOS E BASTIDORES". A obra mostra detalhes e segredos que não foram revelados ao público. Por apenas 19,90! Você não pode perder! Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/08-de-janeiro-segredos-e-bastidores

Vale a pena o investimento!

da Redação
Ler comentários e comentar
Ler comentários e comentar

Nossas redes sociais

Facebook

Siga nossa página

Seguir página

Twitter

Siga-nos no Twitter

Seguir

YouTube

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Messenger

Receba as notícias do dia no Messenger

Receber notícias

Instagram

Siga-nos no Instagram

Seguir

Telegram

Receba as notícias do dia no Telegram

Entrar no canal

Rumble

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Gettr

Siga-nos no Gettr

Seguir

Truth

Siga-nos no Truth

Seguir