desktop_cabecalho

O espirito animal do empresário: deixar de recolher os tributos

Ler na área do assinante

Um elemento nem sempre considerado e nem mesmo admitido é que a empresa em dificuldade financeira, posterga, em primeiro lugar, o pagamento dos tributos. Depois busca a redução de custos.

A defasagem do recolhimento de tributos parte da avaliação matemática de que mesmo com as multas, com as taxas de juros muito elevadas, com um spread excessivo, fica mais barato o financiamento dos tributos do que dos bancos.

Ademais prefere correr o risco de eventuais sanções não financeiras,  como a proibição de participar de fornecimentos ao Estado e outros e contar com um futuro REFIS que irá eliminar ou reduzir a multa. 

Continuar aumentando a taxa de juros está gerando sequelas, sem o efeito principal de debelar a infecção. É preciso trocar a medicação, mas a equipe econômica só conhece esse que também é o aceito pelo mercado. Vamos ter que sofrer um pouco mais.

Jorge Hori

http://iejorgehori.blogspot.com.br/

              https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online. 

Foto de Jorge Hori

Jorge Hori

Articulista

Ler comentários e comentar