Empresa gigante do ramo de games promove demissão em massa e motivo é polêmico
09/11/2025 às 12:18 Ler na área do assinanteA Rockstar Games, desenvolvedora de Grand Theft Auto VI (GTA 6), esclareceu nesta quinta-feira (6) o motivo por trás da recente demissão de cerca de 30 funcionários no Reino Unido e no Canadá. Após críticas do sindicato britânico IWGB (Sindicato dos Trabalhadores Independentes da Grã-Bretanha), que acusou a empresa de práticas antissindicais, o estúdio afirmou que as dispensas ocorreram por “má conduta grave”, relacionada ao vazamento de informações confidenciais sobre projetos internos.
Segundo comunicado enviado à Bloomberg, a Rockstar explicou que “tomou medidas contra um pequeno grupo de indivíduos que distribuíram e discutiram informações confidenciais em um fórum público, o que viola as políticas da nossa empresa”. O estúdio destacou ainda que as demissões “não têm nenhuma relação com o direito das pessoas de se sindicalizarem ou de participarem de atividades sindicais”.
A empresa, conhecida por sua rigidez em relação à confidencialidade, reforçou que proteger dados internos é essencial, especialmente diante do lançamento de GTA 6, previsto para 26 de maio de 2026, considerado o jogo mais aguardado da década.
Sindicato contesta versão e fala em “repressão sindical”
O presidente do IWGB, Alex Marshall, contestou a justificativa da Rockstar e afirmou que as demissões representam retaliação contra tentativas de sindicalização. “A Rockstar está com medo de que funcionários dedicados discutam em particular o exercício de seus direitos por um ambiente de trabalho mais justo e uma voz coletiva”, disse Marshall.
Segundo ele, o estúdio estaria “priorizando a repressão sindical em vez de focar no desenvolvimento de GTA 6”. O sindicato estuda ações legais contra a empresa e sua controladora, a Take-Two Interactive.
ATENÇÃO! Temos uma dica importante para você, leitor do JCO. Quer saber a verdade por trás da prisão de Bolsonaro, conteúdos inéditos sobre 2022, encontrar o único motivo para seguir acreditando em um futuro melhor e apoiar a nossa batalha? Conheça o livro “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação”. Clique no link abaixo:
Contamos com você nessa batalha!
da Redação