O constrangimento provocado pela ONU na COP 30 e o novo risco que ronda o evento

Ler na área do assinante

A Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu um comunicado aos participantes da Conferência do Clima (COP30) pedindo que evitem descartar papel higiênico nos vasos sanitários. A solicitação visa prevenir problemas de entupimento nas instalações sanitárias durante o encontro internacional.

No comunicado oficial, a organização do evento foi clara:

"Relembramos gentilmente a todos os participantes que não joguem papel higiênico ou produtos sanitários nos vasos sanitários do local da COP 30 ou em outros lugares em Belém. Por favor, utilize as lixeiras fornecidas para o descarte. Sua cooperação nos ajuda a manter instalações limpas e funcionais para o conforto de todos. Agradecemos o apoio e a compreensão."

A orientação reflete diferenças culturais entre práticas sanitárias adotadas no Brasil e em países europeus. Em muitas nações europeias, o descarte de papel higiênico diretamente nos vasos sanitários é comum. No Brasil, essa prática geralmente causa entupimentos devido às características da infraestrutura de esgoto.

A preocupação tem base em problemas já identificados durante a Cúpula dos Líderes, realizada nos dias 6 e 7 de novembro na "blue zone" da conferência. Neste espaço, onde ocorreram discursos e encontros de autoridades, foram registradas falhas nas condições de higiene dos banheiros, incluindo falta de água em pias, descargas e mictórios.

Com a chegada de numerosos visitantes estrangeiros à capital paraense para o evento climático, existe a preocupação com o que foi informalmente denominado de "epidemia" de vasos sanitários entupidos pela cidade, caso os participantes não sigam as recomendações locais.

A medida busca assegurar o funcionamento adequado da infraestrutura durante toda a conferência, evitando transtornos que poderiam afetar o andamento dos trabalhos na cidade, que recebe pela primeira vez um evento desta dimensão.

Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!

da Redação