Saiba o que o ciclone ainda pode ocasionar neste domingo
09/11/2025 às 08:52 Ler na área do assinanteO ciclone extratropical que atingiu as regiões Sul e Sudeste do Brasil continuará gerando efeitos neste domingo (9), porém com intensidade reduzida em comparação aos dias anteriores. A fase mais crítica do fenômeno já passou, mas alertas de ressaca e mar agitado seguem válidos, principalmente no litoral fluminense.
"Digamos que o pior associado à passagem do ciclone já passou", afirma Willians Bini, meteorologista da Metos Brasil. Segundo ele, o sistema ainda causará precipitações em algumas áreas. "Deve provocar alguma chuva entre Minas, Rio e Espírito Santo, mas com um volume bem menor do que o que já provocou, especialmente no Paraná", acrescenta.
O fenômeno deixou seis mortes no Sul do país na sexta-feira (7). No Sudeste, provocou quedas de árvores e alagamentos entre sexta e sábado (8), principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro.
Apesar do enfraquecimento, o mar permanecerá agitado hoje devido aos ventos que ainda atuam sobre o oceano.
"Logicamente, o pessoal de embarcações e de pesca tem de tomar cuidado", declara Bini.
No Rio de Janeiro, um aviso de ressaca emitido pela Marinha do Brasil começou a valer às 12h de sábado e segue até as 21h de hoje. Ondas de até 3,5 metros podem atingir a orla carioca neste período.
As autoridades orientam evitar banhos de mar e atividades aquáticas nas áreas afetadas pela ressaca. Também recomendam não permanecer em mirantes ou locais próximos ao mar enquanto o aviso estiver em vigor.
Para hoje, o sistema Alerta Rio prevê céu nublado com possibilidade de chuva fraca e isolada a qualquer momento na capital fluminense. Os ventos estarão moderados, podendo intensificar-se durante a madrugada, com temperaturas em declínio ao longo do dia.
Em São Paulo, o afastamento do ciclone trará estabilidade climática para grande parte do estado. "Ressalta-se que, no litoral e faixa leste, as rajadas de vento tendem a apresentar valores da ordem de 40 a 50 km/h e a tendência é redução das rajadas, ao longo do período. Além disso, as temperaturas estarão em acentuado declínio, e a sensação de frio persistirá nas regionais paulistas", explica Jade Ramos, meteorologista da Defesa Civil estadual.
Apenas áreas que fazem divisa com Minas Gerais e a faixa leste paulista ainda poderão registrar chuvas isoladas, com acumulados pouco expressivos.
No Sul, as condições climáticas melhoram. O ciclone já se afastou do continente, permitindo que o ar mais seco e frio predomine hoje, garantindo tempo firme na maioria das localidades da região.
Rio Bonito do Iguaçu, município paranaense localizado a 380 quilômetros de Curitiba e com cerca de 14 mil habitantes, foi severamente atingido por um tornado na sexta-feira, resultando em cinco mortes. Uma sexta vítima fatal foi registrada em Guarapuava, também no Paraná.
Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), Rio Bonito do Iguaçu terá predomínio de sol pelos próximos cinco dias. Os ventos permanecerão acima do normal até segunda-feira (10), podendo atingir 35 km/h, devido à influência do ciclone que continua atuando no oceano.
Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!
da Redação