

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (10) que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), preserve todas as imagens registradas pelas câmeras corporais dos policiais civis e militares que participaram da Operação Contenção, ação que resultou em 121 mortes nos complexos do Alemão e da Penha, no final de outubro.
Na decisão, Moraes também exigiu que o governo fluminense envie ao STF, no prazo máximo de 48 horas, uma lista completa dos agentes envolvidos na operação, além de cópias dos laudos necroscópicos de todas as vítimas. O ministro ainda solicitou o envio dos relatórios de inteligência e dos documentos policiais que fundamentaram a ação, inicialmente deflagrada para cumprir mandados de prisão contra lideranças do Comando Vermelho.
O magistrado destacou que essas informações são essenciais “para a análise” da Operação Contenção e reforçou a obrigação do governo estadual de preservar todas as provas e registros periciais já determinados anteriormente. Moraes quer detalhes sobre as medidas adotadas por Castro para assegurar o cumprimento integral dessa decisão.
Além das solicitações ao Executivo estadual, o ministro determinou a suspensão imediata do inquérito instaurado pela 22ª Delegacia de Polícia (Penha) para investigar familiares de vítimas que teriam retirado corpos da área de mata. O delegado responsável deverá prestar esclarecimentos diretamente ao STF em até 48 horas.
Moraes também estendeu suas cobranças a outras instituições. Ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, solicitou uma relação detalhada das pessoas presas durante a operação — tanto aquelas que eram alvo de mandados quanto as detidas em flagrante —, acompanhada da situação processual de cada uma.
Ao Ministério Público do Estado, o ministro pediu cópias dos laudos elaborados pela perícia técnica independente e relatórios referentes à investigação que levou ao desencadeamento da operação.
Por fim, Moraes requisitou à Defensoria Pública do Rio informações sobre o acesso da instituição às provas e documentos relacionados ao caso, bem como sobre as medidas adotadas para garantir o acompanhamento jurídico e a assistência às famílias das vítimas.
A "conta final" está chegando para Moraes... Quer saber do que realmente é capaz o ministro? No polêmico livro "Supremo Silêncio", toda a perseguição contra parlamentares, jornalistas e outros absurdos que começaram no famigerado Inquérito das Fakes News foram expostos! Nessa obra estão todos os relatos de censura, prisões e estranhas ações do judiciário que o "sistema" quer esconder à todo custo. Mas, como ter esse livro na mão? Clique no link abaixo:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/supremo-silencio-o-que-voce-nao-pode-saber
Veja a capa:














