

O tradicionalista João Chagas Leite, um dos grandes nomes da música nativista gaúcha, faleceu na manhã desta terça-feira (11), aos 80 anos, em Erechim (RS). O artista estava internado no Hospital de Caridade de Erechim (HCE), onde tratava um câncer. A morte foi confirmada por familiares e companheiros de longa data.
Autor de canções marcantes como “Desassossegos”, “Ave Sonora” e “Penas, Pampa e Querência”, Leite era considerado uma referência da música regional do Rio Grande do Sul.
Em maio deste ano, ele havia anunciado seu retorno aos palcos após dois anos afastado em decorrência do tratamento de saúde.
“Subir num palco, levar aquela música esperada pelas pessoas que rezaram muito, vibraram muito comigo, é emocionante”, declarou o músico à época, em uma de suas últimas entrevistas públicas.
Mesmo enfrentando limitações físicas — uma deficiência na mão esquerda —, João Chagas Leite desenvolveu uma técnica particular para tocar violão. Tocava o instrumento de forma invertida e, com o tempo, aprendeu a usar um dedal para aperfeiçoar seu estilo característico.
ATENÇÃO! Temos uma dica importante para você, leitor do JCO. Quer saber a verdade por trás da prisão de Bolsonaro, conteúdos inéditos sobre 2022, encontrar o único motivo para seguir acreditando em um futuro melhor e apoiar a nossa batalha? Conheça o livro “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação”. Clique no link abaixo:
Contamos com você nessa batalha!









