
'Trump mandou dedo do meio para o Brasil', afirma governador da Califórnia
15/11/2025 às 06:02 Ler na área do assinante
O governador da Califórnia, Gavin Newsom (Partido Democrata), criticou duramente o governo do presidente Donald Trump (Partido Republicano) pela imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, classificando a medida como um gesto de desrespeito ao país. Segundo ele, a decisão equivale a um “dedo do meio” direcionado ao Brasil, um parceiro histórico e estratégico dos Estados Unidos.
A declaração foi feita nesta segunda-feira (10), durante o Global Investors’ Symposium São Paulo 2025, evento promovido pelo Milken Institute que reuniu autoridades, investidores e empresários para discutir sustentabilidade, inovação e economia global.
“Nenhuma pessoa da administração deveria mostrar desrespeito por nenhum de vocês. Esqueçam a política. O Brasil é um dos nossos grandes parceiros comerciais. É o país com o qual deveríamos nos envolver. No entanto, dedo do meio com 50% de tarifas. Isso é vergonhoso”, afirmou Newsom, em tom de indignação.
A decisão tarifária do governo Trump gerou forte repercussão no comércio internacional, afetando exportadores brasileiros e reacendendo tensões diplomáticas entre os dois países. O aumento das tarifas vem sendo debatido em fóruns econômicos e reuniões multilaterais desde o anúncio oficial.
Além da crítica econômica, Newsom lamentou o que chamou de “vácuo de liderança” do governo norte-americano, ao comentar a ausência de representantes dos Estados Unidos na Conferência do Clima da ONU (COP30), que ocorre em Belém (PA).
“Eu tenho 4 filhos, não sei que droga está acontecendo no meu país”, desabafou o governador.
Ele acrescentou que sua vinda ao Brasil foi motivada justamente pela falta de envolvimento da administração Trump nas discussões ambientais globais.
“Estou aqui [no Brasil] por causa da ausência de qualquer liderança do governo dos EUA, é um vácuo. É de deixar o queixo caído. Nem um representante, nem um espectador para tomar notas foi levado a Belém. Isso é uma reversão completa do progresso feito pelo governo [Joe] Biden”, completou Newsom.
Após o evento em São Paulo, o governador segue para Belém, onde participará dos debates da COP30 ao lado de líderes ambientais e investidores internacionais.
ATENÇÃO! Temos uma dica importante para você, leitor do JCO. Quer saber a verdade por trás da prisão de Bolsonaro, conteúdos inéditos sobre 2022, encontrar o único motivo para seguir acreditando em um futuro melhor e apoiar a nossa batalha? Conheça o livro “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação”. Clique no link abaixo:
Contamos com você nessa batalha!













