O fracasso da Cop30: Trump se recusou a participar da farsa e a Alemanha se retirou sem doar um tostão
12/11/2025 às 19:34 Ler na área do assinanteNa real, sem a maquiagem de propaganda e da imprensa - que até a direita engole - eventos como esse da Cop30 aparecem de vez em quando, festinhas de uma elite corrupta global produzidas para sustentá-la e custear seus privilégios.
O tema não importa: pode ser o clima, a pedofilia, o futebol ou a violência: o que vale é fazer um grande evento, superfaturar, desviar grana para os devidos fundos, sempre com os louváveis intuitos 'humanitários' que é uma das bandeiras amadas e mentirosas do socialismo.
Aliás, não há evento desses no mundo que não tenha a mão suja das esquerdas e da corrupção que a acompanha como marca registrada.
Não é à toa, portanto, que o governo Trump se recusou a prestigiar mais essa farsa em Belém.
Ou que a delegação alemã, que não é trouxa, tenha se retirado do evento sem doar um tostão sequer para a 'causa.'
Ou ainda que o comparecimento de líderes globais -29 apenas- tenha sido o menor da história das COPs.
Claro, que líder seria louco o suficiente para entregar milhões nas mãos de um ex presidiário que virou presidente acreditando realmente que ele usaria para combater uma 'tragédia climática' improvável quando seu próprio desgoverno já é uma tragédia social e financeira?
Macron, talvez, cujo governo, inclusive no foco de preservação da natureza é igualmente uma tragédia.
Mas o amiguinho de lula é escorregadio: na hora de assinar ou mandar grana o buraco é mais embaixo.
Ele sabe muito bem, como o resto do mundo, que o bolso de lula não tem fundo, sempre cabe mais uma 'verba humanitária' a ser usada para manter os privilégios da elite petista, comprar governo e financiar o sonho de ser o líder de um continente socialista.
Enfim, depois das Olímpiadas woke vem a COP woke, depois a copa do mundo woke e a esquerda mundial segue engordando e empesteando esse pobre planeta.
Marco Angeli Full
https://www.marcoangeli.com.br
Artista plástico, publicitário e diretor de criação.